English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 26 de dezembro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

A REGRA DO CARMO E O NATAL


A Regra dos carmelitas pede-nos para que vivamos em obséquio de Jesus Cristo, Jesus Cristo que no Natal se fez homem, se tornou pequeno, tomando a forma de uma criança. Seguimos a um Deus encarnado na história humana, um Deus que se fez homem, igual a nós, exceto no pecado. O Natal no Carmelo enche-se de humanismo, aquele humanismo que nos pediu Santa Teresa, enche-se de ternura, de alegria, porque seguimos a Jesus que se fez pequeno para nos salvar. Vivendo os três conselhos evangélicos, os votos; o presépio nos inspira cada um deles: Deus nasceu de uma virgem e permaneceu virgem por toda a vida; Deus se fez obediente aceitando o plano do Pai para se tornar homem e salvar a humanidade, e, Deus se fez pobre nascendo numa família pobre, nada mais pobre que a gruta de Belém.

O Carmelo no Natal enche-se de uma atmosfera toda especial. Em nossos compromissos diários há um clima todo especial, é a ternura de Belém que se encarna em nosso meio. No Advento, tudo são preparativos para a grande solenidade do Natal. Desde nossas celas e toda a casa são revestidas de preparativos. Nossas refeições revestem-se de alegria e partilha fraterna dos dons recebidos de Deus, dos irmãos e de nosso trabalho. A Liturgia é cheia de música e louvores, pois Deus se fez Homem para que o homem participasse da divindade, se fizesse Deus. A Eucaristia como a Liturgia das horas revestem-se de uma solenidade toda especial. Tudo cuidadosamente ornamentado são alegria e ação de graças. Na casa toda brilham presépios delicadamente preparados pela criatividade de cada irmã. O ritmo do dia a dia muda, e nestes dias que seguem ao Natal, são as férias das carmelitas. Não vamos a lugar nenhum, somente ao nosso coração onde devemos orar sempre, e nossa mente, nosso espírito, nossa alma, nosso corpo repousa no Senhor, Deus da vida, por nosso amor encarnado.

Natal no Carmelo é alegria e paz na simplicidade de um Deus que quis caminhar conosco, redimir nossas vidas. Natal no Carmelo é plenitude, pois Deus está no meio de nós. Pela oração contínua e o atendimento às pessoas que nos procuram, procuramos que nossa experiência do Natal extrapole os muros do convento e atinja o mundo inteiro que tanto necessita da salvação de nosso Deus, Deus que veio até nós para que nós pudéssemos chegar até Ele sem medo e com muita confiança. Que o Natal seja de fato vivido na comunhão dos bens e da alegria para todos. Que o Natal nos leve a lutar por um mundo irmão, solidário, amigo, onde todos estejam felizes e realizados, e que neste mundo haja um lugar para Deus, pois Ele não o encontrou na noite santa do seu nascimento e teve que nascer entre animais e no frio. FELIZ NATAL!!!

Nenhum comentário: