English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

“Edifique-se uma capela no meio das celas, onde mais comodamente for possível, na qual deveis reunir-vos todos os dias de manhã para ouvir missa, onde isso comodamente se puder fazer” (Regra 12).


A capela no centro das celas é o lugar de oração, centralidade na vida dos carmelitas. A capela no centro lembra Ezequiel 48,8: “No meio das tribos deve estar o santuário” e Ezequiel 48,35: “A presença do Senhor no meio de vós”. Evoca a cidade idealizada de Jerusalém. Evoca também a presença de Maria no meio dos apóstolos (At 1,14), pois a capela era dedicada a “Santa Maria”.

A oração pessoal feita pela meditação da lei do Senhor, a comunhão dos bens, deve ser alimentada diariamente pela Eucaristia, onde isso for possível fazer. A Regra do Carmo não obriga a fazer as coisas tal e qual se diz na letra. A Regra do Carmo é uma regra muito humana e compreensiva. A Eucaristia, fonte e cume da vida cristã é o alimento que sustenta toda vida cristã. Também deve sustentar a vida da carmelita que em primeiro lugar também é cristã. Ainda hoje em todas as comunidades carmelitanas se celebra diariamente a Eucaristia. E o celebrá-la diariamente é uma das exigências que se faz a diocese que pede um Carmelo. No centro da vida da carmelita está a Eucaristia, onde celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, a doação que Ele fez da sua vida por todos nós.

Ir. Rejane Maria

Nenhum comentário: