English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *


“Os que souberem recitar as Horas canônicas com os clérigos as recitarão conforme os estatutos dos santos Padres e o costume pela Igreja aprovado.



Aqueles que não souberem recitar dirão por Matinas vinte e cinco vezes o pai-nosso, exceto nos domingos e festas solenes, em cujas Matinas determinamos que se dobre o número, de sorte que se diga o pai-nosso por cinquenta vezes. Pelas Laudes matutinas, dir-se-ão sete e outras tantas por cada uma das outras Horas, exceto Vésperas, pelas quais se rezará quinze vezes a dita oração” (Regra 9).

No texto original de 1207 se diz “os que sabem ler salmos” e “os que não sabem ler salmos”. No texto de 1247, “os que sabem dizer as horas canônicas com os clérigos”. No Monte Carmelo os carmelitas eram vistos como leigos dos quais alguns sabiam ler e outros não. Agora, “saber ler” é sinônimo de “clérigo” e “não saber ler” sinônimo de “irmão leigo”. O Carmelo na sua originalidade é uma Ordem leiga. Somente mais tarde começaram a fazer parte clérigos, isto é, padres. Esta divisão entre clérigos e leigos perdurou até o Concílio Vaticano II, que pediu para os institutos religiosos uma única categoria de religiosos. Voltou-se ao que na originalidade prescrevia a Regra, que dava direitos iguais a todos. Também entre as irmãs carmelitas havia as “irmãs do coro” e as “irmãs leigas” que rezavam os pai-nosso e assumiam os trabalhos mais humildes e pesados. É preciso agradecer esta mudança que se fez na Vida Religiosa.

As Horas canônicas de que fala a Regra é a Liturgia das Horas que se reza ainda hoje, e é composta por sete momentos de oração durante o dia e a noite, os quais são: Laudes (oração da manhã), Hora Média (oração das nove horas, das doze horas e das quinze horas) Vésperas (oração da tarde) Completas e Ofício de Leituras. A Liturgia das Horas na originalidade era rezada pelos leigos; depois passou a ser rezada só pelos religiosos e padres. Hoje, lentamente os leigos estão voltando a rezar as Horas. O sentido destas orações é de santificar todas as horas do dia e oferecer a Deus toda atividade humana. Nós, consagrados as rezamos em nome de todos e por todos

Nenhum comentário: