English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

“Todavia tomareis, num refeitório comum, os alimentos que vos forem dados, ouvindo todos juntos uma lição da Sagrada Escritura, onde isto comodamente se possa observar” (Regra 6).

Este número foi acrescentado por Inocêncio IV e dá ênfase especial e maior ao aspecto fraterno da vida carmelitana: tomar a refeição em comum e ouvir a Bíblia em comum. “Na vida eremítica cada um vivia sozinho e cozinhava sozinho em sua cela. Lia e meditava a Bíblia sozinho na sua cela. Indo para a Europa e vivendo em convento, tornava-se impossível cada um ter a sua cozinha. Impondo o refeitório comum, Inocêncio IV acentua a vida fraterna e impede a volta para a vida eremítica afastada do povo” ( A REGRA DO CARMO). Até hoje, apesar de se misturarem no Carmelo Teresiano o aspecto eremítico e fraterno, ainda se toma as refeições, ─ o almoço e a janta ─ ouvindo uma leitura conforme a realidade que a comunidade está vivendo acompanhando o Tempo Litúrgico. O fato de tomar as refeições em comum é altamente fraterno e ao mesmo tempo dá um sentido todo especial ao voto de pobreza que professamos. Os alimentos e as coisas que recebemos, uma vez entrados no Carmelo são de todas e distribuídas entre todas conforme a necessidade. Tomar as refeições em um refeitório nos torna mais irmãs, partilhando os dons que recebemos e adquirimos com nosso trabalho.
Ir. Rejane María

Nenhum comentário: