English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 13 de novembro de 2010

Comentando a Regra do Carmo *

“A nenhum irmão seja lícito, sem licença do Prior atual, mudar ou trocar com outro o lugar que lhe foi designado. A cela do Prior esteja à entrada do convento, para que ele seja o primeiro que acorra a receber os que a ele vierem, e de seu arbítrio e disposição dependa tudo o que se houver de fazer” (Regra 7).


Como já vimos, este número traz a novidade para a Vida Religiosa. Ele permanece atual ainda hoje e é observado pelas Carmelitas refundadas por Santa Teresa. Ainda hoje a “cela” da Priora fica à entrada do Carmelo. Do seu consentimento com o das irmãs é nos dado uma “cela” como também já vimos. Na Regra em latim está locum que não significa exatamente cela, mas moradia. Aqui se compreende a real novidade para os eremitas que está em permanecer fiéis à comunidade. A obediência não é tanto de Prior para súdito, como fidelidade à comunidade. A Priora tem sim, na comunidade um papel importante. Dela depende tudo que se há de fazer, depende do seu consentimento. Aqui entra o voto de obediência. A comunidade em diálogo com a Priora decidem o rumo que a caminhada deve dar, o discernimento da vontade de Deus para a comunidade e cada irmã em particular, acolhe conforme sua caminhada pessoal a voz do Espírito Santo que a conduz no caminho de Deus.

Quanto ao Prior ter sua “cela” à entrada do convento, é para receber os visitantes e também os novos discípulos. Como eremitas cada um podia receber seus discípulos e agir como “pai espiritual”, agora é tarefa de toda a comunidade receber e discernir as vocações. Esta determinação lembra uma prescrição de Pacômio*: “Se alguém se apresenta na entrada da moradia com a intenção de renunciar ao mundo e juntar-se aos irmãos, não pode entrar sem mais nem menos, mas deve primeiro ser apresentado ao pai da moradia”.



* Pacômio é que reúne em comunidade os eremitas e dá-lhes uma Regra. Temos então a vida cenobítica.

Nenhum comentário: