English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comentando a Regra do Carmo

“Permaneça cada um na sua cela ou junto dela, meditando dia e noite na lei do Senhor (cf. Sl 1,2; Js 1,8) e velando em oração (cf. 1Pd 4,7), a não ser que se ache legitimamente ocupado em outros afazeres” (Regra 8).


 
Este número da Regra é de fácil compreensão, mas muito exigente para ser cumprido, pois se trata de meditar toda a Bíblia e estar em contínua oração, a não que se esteja legitimamente ocupada com outra tarefa. Permanecer na cela, meditar e vigiar tem duplo sentido. Permanecer na cela diz respeito onde deve estar o corpo; meditar e vigiar diz respeito onde a mente deve estar. É uma tarefa individual que cada uma deve realizar dentro da comunidade. É sempre a mesma dimensão da vida carmelitana que reaparece de novo, a vida eremítica. É a vida se solidão preenchida pela Palavra de Deus.

No Monte Carmelo onde a Ordem dos Carmelitas nasceu tratava-se de grutas separadas. Hoje se trata como já vimos de simples quartos. É o espaço físico para a solidão, a vida eremítica. Lembra também a “cela interior”, pois solidão exterior sem solidão interior não tem nenhum sentido e não leva ao ideal proposto pela Regra.

O Carmelo refundado por Santa Teresa de Jesus tem este número da Regra como uma grande luz e missão de cada carmelita, pois a oração como a vocação é um caminho sem volta, pois tende sempre a progredir. A solidão e o silêncio é para a gente ver as coisas e fatos com os olhos de Deus. Santa Teresa dá à oração um sentido apostólico, é a missão das carmelitas e permanece sempre atual, pois as pessoas e a humanidade como um todo necessitam muito da oração, oração alimentada pela Palavra de Deus. Este número para mim pessoalmente é o mais lindo da Regra e o mais apreciado para vivê-lo.

Nenhum comentário: