English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 24 de junho de 2017

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Resultado de imagem para missão
Se os profetas se calarem, as pedras falarão!
Testemunhar Jesus Cristo com força profética é muito mais do que simplesmente tornar seu nome conhecido no mundo. A missão dos cristãos, inerente à fé em Jesus Cristo e consequência do encontro com ele, consiste em dar continuidade à sua dupla paixão: paixão pelo reino do Pai e paixão pela vida dos pobres. E isso significa, entre outras coisas suscitar, prosseguir e alimentar as práticas e os movimentos que resgatam a vida de todos os grupos oprimidos e questionam as práticas de dominação e de exclusão. A profecia é também e sempre uma ação transformadora.
É natural que todos sintamos um certo medo diante das ameaças e tristeza frente às mentiras e calúnias, ou até das ameaças, que recebemos por causa de um engajamento que brota da intimidade com Deus e do amor pelo seu povo. Os próprios discípulos e discípulas da primeira hora provaram o medo, e não é por acaso que, no evangelho deste domingo, Jesus pede três vezes: “Não tenham medo!” Quem não se vê representado no desabafo de Jeremias, que chega a amaldiçoar o dia em que nasceu? Mas é exatamente em meio às perseguições que ele faz a experiência do conforto e do amparo da presença de Javé...
Resultado de imagem para fé na vida
O problema surge quando o medo – que geralmente vem de mãos dadas com o desejo de uma vida longa e tranquila e com a aparente tranquilidade de quem não quer deixar sua cômoda zona de conforto – coloca viseiras nos olhos, mordaças na boca e correntes nas mãos, ou quando cala a voz profecia e esteriliza a força da fé. E isso começa com o simples medo de pensar e de viver de modo diferente das pessoas do nosso círculo de amigos e de família, e termina no medo de desagradar ou ser mal visto pelas autoridades políticas ou eclesiásticas.
A fé é o oposto do medo, e não simplesmente o contrário da descrença! Quem age movido pelo medo faz de tudo para encontrar uma segurança que, para nós cristãos, é dada gratuitamente por Deus, e só por ele, àqueles que se entregam de corpo e alma ao seu Evangelho. É esta segurança que faz com que os profetas e profetizas sejam firmes como pessoas que enxergam o invisível. Elas sabem em quem acreditam, em quem depositam a confiança. Sabem que é perdendo a vida que podem conserva-la para sempre. Aquele que as chamou é fiel! O próprio Jesus Cristo as defende.
Resultado de imagem para confiança em deus
Jesus nos ensina a desenvolver esta confiança radical chamando a nossa atenção para os pardais e para os cabelos. Deus cuida até dos pardais, para que caiam no alçapão, e dos cabelos, para que não caiam no chão, quanto mais daqueles que ama, chama e envia! “Vocês valem mais do que muitos pardais! Até os vossos cabelos estão contados!” Deus toma conta da vida dos seus filhos e filhas chamados à profecia porque é pai terno e bondoso, sempre e já no presente de suas criaturas. Então, medo de quê? Então, porque calar a voz da profecia, a voz que nos queima desde dentro?
Mais que consolação intimista, a experiência do coração materno de um Deus, que se supera nas delicadezas pelos frutos do seu ventre, é luz que afugenta o medo e força que sustenta a profecia. Podemos dizer, com São Paulo, que muito mais forte que as privações e a morte, e muito mais abundante que nossos pecados, é a graça que Deus derramou sobre nós. A graça de Jesus Cristo não tem qualquer comparação com nossos limites e pecados! E ainda temos a promessa de que o próprio Jesus será testemunha de defesa daqueles que dele dão testemunho neste mundo...
Resultado de imagem para confiança em deus
Afinal, como nos ensina Paulo, a fé que nos alimenta e sustenta a profecia brota de uma experiência de ser reconciliado e regenerado por Deus em Jesus Cristo. Vivemos em paz com Deus e nossa condição é marcada pelo sinal da Vida. O mal e a morte não nos amedrontam nem dominam.  Cristo venceu as forças destruidoras e desagregadoras e nos resgatou para a liberdade. Confiados naquele que “cuida de cada cabelo que vamos perdendo sem mesmo notar”, os profetas e profetizas não se deixam amordaçar pelo medo e proclamam com a própria que é para a liberdade que Cristo nos libertou.
Resultado de imagem para confiança em deus
Jesus de Nazaré, destemido profeta da Galileia: envia testemunhas autênticas da liberdade e da solidariedade. Suscita profetas que, que se alimentem da tua Palavra; que anunciem com palavras e ações a verdade sobre a dignidade de todas e de cada criatura; que denunciem as estruturas que excluem, mesmo aquelas que se apresentam em meio a luzes coloridas e fumaça de incenso; que renunciem às ações e contaminadas pelo espetáculo, pela indiferença, pela violência e pelo medo; que prenunciem, em seu modo de viver, um mundo em cuja mesa haja lugar para todas as criaturas. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: