English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 4 de março de 2017

1º DOMINGO DA QUARESMA

Não nos deixes cair em tentação, e livra-nos do mal!
Resultado de imagem para 1 domingo da quaresma 2017O evangelho do primeiro domingo da quaresma nos coloca frente a frente com as tentações de Jesus. A questão central que este conhecido texto se propõe a responder é a seguinte: Quem orienta e determina as ações de Jesus, ou a quem ele serve? Para os discípulos de Jesus, a questão pode ser expressa de modo semelhante: A quem hipotecamos nossa lealdade, ou a serviço de quem nos colocamos? Qual é o horizonte que dá sentido ao que fazemos e sonhamos? Seguimos nossos próprios interesses e tentamos construir nossa vida relativizando tudo, inclusive Deus?
Por ocasião do seu batismo no rio Jordao, Jesus havia dito a João que era preciso cumprir toda a justiça, assumir a condição humana com todas as consequências. Ele fizera a experiência de ser Filho querido, precioso aos olhos do Pai (cf. Mt 3,15-17), mas parece que lhe parecia difícil assumir a condição humana, como o é para nós: a impotência, a carência, a falta de imagens concretas e palpáveis de Deus nos inquieta e deixa inseguros. E aqui está a tentação: manipular Deus em benefício próprio, criar um deus à medida dos nossos medos e interesses e viver indiferentes a tudo e todos.
Resultado de imagem para 1 domingo da quaresma 2017
O Evangelho diz que Jesus foi tentado pelo diabo. Este personagem está nos evangelhos para assustar ou impor medo. Ele simboliza o espírito invisível do império romano, de todos os impérios, e das elites religiosas do judaísmo e de todas as instituições. As lideranças políticas e religiosas são a forma institucional e histórica deste dinamismo misterioso e potente que opõe resistência aos propósitos de Deus e impõe seus caminhos por meio da indiferença, da injustiça e do medo. E esta força tentadora está presente inclusive no templo, e não apenas no monumental templo de Jerusalém ou de Salomão...
A lógica do poder questiona e desafia Jesus sobre o modo mais correto e eficaz de viver sua filiação divina, sua lealdade do Pai. E a primeira tentação é esta: aproveitar-se da condição de filho para exibir o poder de Deus e saciar a própria fome, agindo em benefício próprio, como costumam fazer as elites. Jesus supera esta tentação afirmando que a nossa sobrevivência depende da obediência a Deus e à sua Palavra vivificadora, e não da submissão interesseira aos poderosos.
Resultado de imagem para 1 domingo da quaresma 2017A segunda tentação ocorre no centro político, social e religioso do judaísmo. Jerusalém e o seu templo, construídos para servir e louvar a Deus e para ser asilo aos perseguidos, se transformam em obstáculo à lealdade a ele. Aqui a tentação é exigir provas da proteção de Deus sem a contrapartida da fidelidade, pedir uma exibição grandiosa e capaz de impressionar. Jesus se recusa a chamar Deus em causa própria, confia filialmente no Pai, age de acordo com a sua vontade e não cede às tentações típicas do poder.
Na terceira tentação, o tentador tira as máscaras e revela seu rosto como poder. Ele leva Jesus a um lugar alto e demonstra sem sutilezas quem controla os impérios e poderes do mundo: é do diabo, do tentador, que os tiranos recebem o poder, é a ele que servem. Por que Jesus não poderia fazer o mesmo, demonstrar que é filho de Deus agindo segundo a lógica do poder? Mas Jesus permanece fiel à sua identidade de filho do Pai e demonstra a supremacia de Deus sobre todos os poderes.
Como Jesus, nossa tentação hoje é fugir da bela e terrível vulnerabilidade humana. Como desejaríamos ser uma espécie de deuses!  Jesus relativiza as tentativas e vence a tentação de renegar a condição humana e realizar a vontade de Deus pelas vias do poder, e demonstra que nossa fome radical de vida só pode ser saciada pela Palavra que sai da boca de Deus, pela Utopia para a qual acena reiteradamente. E ensina que Deus vem em nosso auxílio exatamente quando renunciamos a pô-lo à prova.
Resultado de imagem para 1 domingo da quaresma 2017
Na carta aos Romanos, Paulo nos lembra que o cristianismo nasce de uma libertadora: no encontro pessoal com Jesus Cristo descobrimos que fomos justificados profundamente e para sempre. Se de Adão herdamos a fraqueza, o fechamento e a condenação, em Jesus Cristo nos é oferecida a acolhida incondicional que nos redime, a libertação da nossa liberdade, o dinamismo gratuito do Espírito Santo que vence todas as tentações de fechamento autossuficiente e de indiferença mortífera.
Deus querido, Pai e Mãe de todas as criaturas: em Jesus, teu filho e nosso irmão, revelaste quão profunda e vivificante é tua materna paternidade. Que teu Espírito nos conduza nas muitas travessias, nos ajude a superar as tentações do poder e a não transformar a religião numa espécie de asilo ou condomínio fechado da indiferença. Que ele nos sustente na missão respeitar e cuidar dos biomas e nos liberte do medo da fragilidade, do desejo de ser sempre o primeiro, o príncipe, o melhor, o superior. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf
Resultado de imagem para campanha da fraternidade 2017

Nenhum comentário: