English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Intenção Missionária Agosto - Setembro

Partilhamos como sempre com todos vocês a intenção missionária dos meses de Agosto e Setembro. Que possam tiver bom fruto deste tema e rezar por estas intenções sendo missionários pela oração.


O cenário social e religioso das intenções missionárias

Fr Ciro García, ocd

As intenções missionárias dos meses de agosto e setembro são de fundo social e religioso. Revelam por uma parte a preocupação da Igreja pelos refugiados, pelos os doentes, os deficientes mentais (intenção missionária geral); a Igreja faz suas "as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e quantos sofrem" (GS 1). Por outra parte, manifesta seu compromisso evangelizador, que nesta se concretiza no anúncio da fé no continente da Oceania; assim como no serviço aos pobres e aos que sofrem, que incumbe a todos os cristãos (intenção missionária particular).
Explanaremos brevemente cada uma destas intenções, que põe a vivo a fé e o serviço missionário dos cristãos:
 
1.               Para que os refugiados obrigados a abandonar suas casas por causa da violência, sejam acolhidos com generosidade e sejam respeitados em seus direitos
 
Hoje existem no mundo mais de cinquenta milhões de refugiados; um número que excede o da segunda guerra mundial. Bento XVI, em sua mensagem para a Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado (12 de outubro de 2012) assinala que os fluxos migratórios são "um fenômeno que impressiona devido às suas grandes dimensões, pelos problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos que suscita, pelos desafios dramáticos que levanta às nações e a comunidade internacional."
O Papa Francisco em sua visita a Lampedusa (08 de julho de 2013) denunciou a insolidariedade mundial frente a situações dramáticas de sofrimento e morte de muitos imigrantes. "Neste mundo da globalização caímos na globalização da indiferença. Acostumamos-nos ao sofrimento do outro, não tem haver conosco, não nos importa, não nos diz respeito! »
Sua visita quis despertar as consciências, chamar a atenção dos responsáveis políticos e animar as associações religiosas e humanitárias em sua generosa dedicação para resolver as inúmeras situações de emergência levantadas pelo fenômeno migratório em nosso novo contexto social e cultural.

2. Para que os cristãos na Oceania anunciem com alegria a fé a todos os povos do continente

A segunda intenção missionária particular do mês de agosto centraliza-se na evangelização do continente da Oceania, iniciada já no século XVI. A população das ilhas abraçou o Evangelho, como um formidável símbolo no céu noturno, onde o Cruzeiro do Sul continua a ser sinal luminoso das bênçãos de um Deus que todos abraça. A atual geração de cristãos esta chamada a realizar uma nova evangelização, que coloca grandes desafios, porém abre também novos horizontes.
Na Oceania já não são fáceis nem a manutenção dos valores tradicionais da família nem a formação continuada na fé, como reconhecia a exortação apostólica A Igreja na Oceania de 2001: "As sociedades tradicionais têm que lutar para manter a sua identidade, enquanto se põem em contato com as sociedades ocidentais secularizadas e urbanizadas, e com a crescente influência cultural dos imigrantes asiáticos".
Para resolver esta situação é necessário o fortalecimento da fé e um sentido de abertura que permita assumir os dons que trazem os imigrantes e novos membros da comunidade, sem perder sua própria identidade e rico patrimônio cultural das ilhas do Pacífico.
3. Para os deficientes mentais recebam o amor e a ajuda de que necessitam para levar uma vida digna
Esta primeira intenção geral do mês de Setembro responde a Jornada Mundial do Doente. A sociedade que não atende adequadamente seus enfermos se desumaniza. A intenção missionária nos ajuda antes de tudo a refletir sobre a situação dos doentes mentais no mundo.
Em muitos países não existe uma política de saúde mental definida. Além disso, a persistência do conflito armado, a sucessão de grandes catástrofes naturais   propagação do terrorismo, além de causar um número impressionante de mortos, originam muitos traumas psíquicos, as vezes difícil de recuperar. Além disso, em países com alto desenvolvimento econômico a crise de valores morais influi negativamente na origem de novas formas de mal-estar mental. Dá-se também o fato de que o contexto social nem sempre aceita os doentes mentais com suas limitações, por isso há dificuldades para encontrar os recursos humanos e financeiros necessários.
No entanto são muitos os que de diferentes maneiras e em diferentes níveis, promovem o espírito de solidariedade e se esforçam generosamente no cuidado destes irmãos e irmãs nossos, inspirando-se em ideais e princípios humanos e evangélicos. É um grande incentivo para a nossa sociedade e para as nossas comunidades cristãs. Todo cristão, segundo sua tarefa e sua responsabilidade, é chamado a dar o seu contributo para atender nossos doentes mentais.
4. Para que os cristãos, inspirados na Palavra de Deus, comprometam-se com o serviço dos pobres e dos que sofrem
 
Durante a sua visita (15 de junho de 2014) para a Comunidade de Santo Egídio, no famoso bairro romano de Trastevere, que cuida dos doentes e dos idosos, o Papa Francisco pronunciou umas palavras que refletem o sentido desta segunda intenção missionária especial do mês de setembro. É o serviço aos pobres e aos que sofrem. Por aqui começa a renovação do cristianismo e da sociedade: "A partir do serviço aos pobres e os idosos começa a mudar a sociedade. Jesus diz de si mesmo: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular" (Mt 21,42). Também os pobres são em certo sentido "a pedra angular" para a construção da sociedade. "
O papa vê nos idosos, nas crianças e nos jovens sem trabalho as pessoas mais vulneráveis do sistema econômico atual da nossa sociedade. No entanto, o tratamento aos idosos como as crianças é um indicador da qualidade de uma sociedade: "Um povo que não atende a seus anciãos, que não cuida de seus jovens, é um povo sem futuro, um povo sem futuro. Porque os jovens - crianças e jovens - e os anciãos levam adiante a história. Os jovens com sua força biológica; idosos, com sua rica experiência histórica. Mas quando uma sociedade perde a sua memória, o seu futuro é extinto. "
Papa Francisco, a partir da bela Basílica de Santa Maria in Trastevere, nos convida a rezar por esta intenção missionária, mas sem esquecer as periferias humanas e urbanas: "significa escutar e acolher aqui o Evangelho do amor para ir ao encontro dos irmãos e irmãs nas periferias da cidade e do mundo", onde se encontram mais os pobres e os que mais sofrem.

Nenhum comentário: