English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 23 de agosto de 2014

Congresso Teresiano

 
CENTRO DE ESPIRITUALIDADE MONTE CARMELO
 
Nos dias 11 a15 de Agosto aconteceu o Congresso Teresiano Interprovincial no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo em Londrina Paraná. Foi um encontro de Irmãs Carmelitas, Freis Carmelitas e leigos associados á Ordem, ordem secular.
O tema do Congresso foi "Com Teresa, guardemos Cristo em nossa vida".

                    
Santa missa de abertura do congresso Teresiano, foi presidida pelo definidor da américa latina e caribe, frei marcos Juchem, frei Cleber, provincial do sudeste e frei Ari, provincial do Carmelo no sul.do Brasil.
A primeira palestra foi por frei Lucas Elias Rodrigues Almeida que esteve estudando na Espanha e voltou com a luz do Espirito e a sabedoria de quem se aprofundou na espiritualidade do Carmelo. Sua palestra tinha como tema: "O Senhor meu! Como parecereis ter determinado que eu me salve" (V 1,8) Tópicos de uma biografia teresiana à luz da História da salvação.
A segunda Palestra foi abordado o tema: "Todas hão de ser amigas, todas se hão de amar, todas se hão de querer, todas se hão de ajudar" (C 4, 7)A comunidade teresiana. O palestrante foi Frei Marcos Juchem Junior definidor da Ordem para a América Latina.
                                   
Frei Francisco Xavier Sansho Fermin Foi um dos palestrantes ele que trabalhano SITES. centro de Espiritualidade Carmelitana da Espanha. Suas palestras tocaram fundo na misericórdia de Deus. A primeira com o tema: "Da sua misericórdia jamais desconfiei" (v 9,7) A ação misericordiosa e gratuita de Deus em Teresa e por meio de Teresa.
A segunda palestra teve como tema: "Espera um pouco, filha, e verás grandes coisas" ( F1,8) A missão do Carmelo no nosso tempo.
Foi organizado um testemunho de uma monja contemplativa falando sobre a santidade de uma  coirmã que está em processo de beatificação, uma missionária que descreveu a situação de injustiça em Sucumbios onde foi expulso Bispo Carmelita e comunidade por trabalharem em favor dos pobres. Também um coordenador da Ordem secular falou sobre como se desenvolve e vivem os leigos engajados no Carmelo dentro do povo de Deus.
Foto de Carmelo Descalço - Brasil Sul.
 Frei Miguel Ángel  Días Granado Falou sobre o tema: "Oração é tratar de amizade, estando muitas vezes tratando a sós, com quem sabemos que nos ama". (V8,5) Proposta de uma pedagogia oracional e uma segunda palestra com o tema: "Na Igreja prometo viver e morrer (7 M conclusão) Experiência interior que adquire largo alcance eclesial.
 
                           
 Falou também com muita elegância e capacidade a Dra. Lucia Pedrosa de Pádua com a palestra "Monja inquieta e Andarilha" e fez uma apresentação do livro Santa Teresa Mística para os nossos tempos.
                          
 
                  
Os participantes eram no total de 150 pessoas.
Uma foto tirada no jardim com todos os participantes
 
 
Com certeza Teresa irradiou sua luz sobre todos e todas.
 
Foto de Carmelo Descalço - Brasil Sul.
 
 
 

Nenhum comentário: