English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 6 de julho de 2014

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo


Julho no Carmelo é tempo forte para o cultivo da devoção a Nossa Senhora do Carmo e do seu Escapulário.

Partilhamos uma linda carta do Papa Pio XII datada de 1950 e que exprime tão profundamente a devoção a Virgem Maria e o Escapulário.

“Ninguém ignora, certamente, de quanta eficácia seja para avivar a fé católica e reformar os costumes, o amor à Santíssima Virgem Mãe de Deus, exercitado, principalmente, mediante aquelas manifestações de devoção, que contribuem de modo particular a iluminar as mentes com celestial doutrina e a excitar as vontades à prática da vida cristã. Entre estas, deve colocar-se, antes de tudo, a devoção do Escapulário dos Carmelitas, que, pela sua simplicidade ao alcance de todos e pelos abundantes frutos de santificação que traz, se encontra extensamente divulgada entre os fiéis cristãos.

E, em verdade, não se trata de um assunto de pouca importância, senão da consecução da vida eterna, em virtude da promessa feita, segundo a tradição, pela Santíssima Virgem; trata-se, por outras palavras, do mais importante de todos os negócios e do modo de o realizar com segurança. E, certamente, o santo Escapulário uma como libré mariana, penhor e sinal de proteção da Mãe de Deus; mas, não pensem os que vestem esta libré que poderão conseguir a salvação eterna abandonando-se à preguiça e ao desleixo espiritual, já que o Apóstolo nos adverte: ‘Operai a vossa salvação com temor e tremor”

Reconheçam neste memorial da Virgem um espelho de humildade e de castidade; vejam na forma simples da sua feitura um compêndio de modéstia e candor; vejam, sobretudo, nessa libré, que vestem dia e noite, significada com simbolismo eloquente, a oração com a qual invocam o auxílio divino; reconheçam, por fim, nela sua consagração ao Coração Sacratíssimo da Virgem Imaculada”.

Da Carta de Pio XII, li de fevereiro de 1950, por ocasião do VII Centenário do Escapulário da Virgem Mãe de Deus do Monte Carmelo.
(AAS 42 (1950), 390-391)


Um comentário:

Unknown disse...

Como se afirma no texto o uso do escapulário por si só não nos salva
A salvação está em Cristo e na prática das boas obras.