English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dia de Nossa Senhora do Carmo


Este dia para nós carmelitas é de especial importância pois reverenciamos nossa querida Mãe e Padroeira Nossa Senhora do Carmo. Partilhamos uma reflexão do nosso irmão no Carmelo frei Patricio Sciadini, que tem um jeito simples e prático de colocar a história do início da Ordem.

Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de julho, celebra-se na Igreja católica a memória de Nossa Senhora do Carmo, um título da Virgem Maria que remonta ao século XIII, quando, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas. Estes, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada “fonte de Elias” e iniciaram um estilo de vida que, mais tarde, se estenderia ao mundo todo. Devido ao lugar onde nasceu, este grupo de ex-cruzados e eremitas foi chamado de “carmelitas”.

A história nos assegura que os eremitas construíram também uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora que, mais tarde e pela mesma circunstância de lugar, seria chamada de “Nossa Senhora do Carmo” ou “do Carmelo”. Os carmelitas viram-se obrigados a emigrar para a Europa para continuar a própria vida religiosa e lutar por seu espaço entre as várias ordens mendicantes.

O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao “símbolo do escapulário”. A presença de Maria com o nome de Nossa Senhora do Carmo foi se espalhando por toda a Europa, esta devoção foi levada para a América Latina na primeira hora da evangelização. É difícil encontrar uma diocese latino-americana que não tenha pelo menos uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Não somente são igrejas matrizes ou catedrais dedicadas a Maria sob o título de Nossa Senhora do Carmo, mas também lugarejos, capelas, oratórios etc.

Isso prova como esta devoção saiu dos âmbitos restritos dos conventos carmelitanos e se tornou propriedade do povo e da Igreja universal, como diz o Papa João Paulo II em sua carta dirigida aos Superiores Gerais do Carmelo da antiga observância e do Carmelo Descalço.“Esta devoção, enraizada no coração do povo, está sendo resgatada e os devotos de Nossa Senhora do Carmo aumentam cada vez mais”. Que Nossa Senhora do Carmo abençoe e proteja todos os seus devotas que usam o seu escapulário.

FELIZ DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO!

 

Nenhum comentário: