English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 4 de agosto de 2012

ORANDO COM A PALAVRA

DÉCIMO OITAVO DOMINGO COMUM – ANO B


O OLHAR DA FÉ

A PALAVRA DE DEUS DESTE DIA

“Naqueles dias, a comunidade dos filhos de Israel pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo: ‘Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?’ O Senhor disse a Moisés: ‘Eis que farei chover para vós o pão do céu. O povo sairá diariamente e só recolherá a porção de cada dia a fim de que eu o ponha à prova, para ver se anda ou não na minha lei. Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: ‘Ao anoitecer, comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus’. Com efeito, à tarde, veio um bando de codornizes e cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento. Quando se evaporou o orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, em forma de grãos, fina como a geada sobre a terra. Vendo aquilo os filhos de Israel disseram entre si: ‘Que é isto?’ Porque não sabiam o que era. Moisés respondeu-lhes: ‘Isto é o pão que o Senhor vos deu como alimento”’ (Ex 16,2-4.12-15).

“Eis pois o que eu digo e atesto no Senhor: não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada. Quanto a vós, não é assim que aprendestes de Cristo, se ao menos foi bem ele que ouvistes falar, ensinado, em conformidade com a verdade que está em Jesus. Renunciando à vossa existência passada, despojai-vos do homem velho, que se corrompe sob o efeito das paixões enganadoras, e renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo, criado à imagem de Deus, em justiça e santidade e santidade” (Ef 4,17.20-24).

“Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: ‘Rabi, quando chegaste aqui?’ Jesus respondeu: ‘Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo’. Então perguntaram: ‘Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?’ Jesus respondeu: ‘A obra de Deus é que acrediteis ele enviou’. Eles perguntaram: ‘Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. E meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus á aquele que desce do céu e dá vida ao mundo’. Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão’. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede’” (Jo 6,24-35).

SALMO DO DIA – 77

O Senhor deu a comer o pão do céu.


Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos,

e transmitiram para nós os nossos pais,

não haveremos de ocultar a nossos filhos,

mas à nova geração nós contaremos:

As grandezas do Senhor e seu poder.


Ordenou, então, às nuvens lá dos céus,

e as comportas das alturas fez abrir;

fez chover-lhes o maná e alimentou-os,

e lhes deu para comer o pão do céu.


O homem se nutriu do pão dos anjos,

e mandou-lhes alimento em abundância;

Conduziu-os para a Terra Prometida,

para o Monte que seu braço conquistou.


ORANDO COM A PALAVRA

Jesus somos sempre tentados à pressa. Custa-nos crer que a liberdade é melhor que a escravidão. Não sabemos como portar-nos na terra da liberdade, não queremos sofrer o jejum que a novidade nos apresenta, por isso impacientes reclamamos diante das “fomes”, pelos manjares da escravidão. Ó povo de Israel, era preciso um pouco mais de paciência e o milagre do pão do céu viria a vós, da mesma forma, esperado por vós em silêncio e abstinência, como veio após vossas queixas e reclamações, e assim pensastes que ele veio por causa de vossas reclamações. Somos Jesus tão duros de coração e cheios de amargura que muitas vezes te vês obrigado a realizar para nós o milagre do pão do céu. Ensina-nos a esperar em paz o milagre de tua bondade, do teu amor, do Pão Vivo descido do céu que és Tu que sacia nossa fome de amor. Oxalá que o mundo se transfigure diante de nossos olhos, que possamos ver em toda parte o milagre do pão descido do céu. Que o desrespeito à natureza e à dignidade da pessoa humana, que o avanço da ciência e da tecnologia não ofusquem nossos olhos, não ponham uma pedra sobre nosso coração, não amarrem nossas mãos, não paralisem nossos pés e não nos cortem as asas para sonhar e lutar por um mundo que contemple permanentemente extasiado o milagre do Pão que desce continuamente do céu e permanece entre nós, o Pão do Pai que é Seu Filho Jesus. Ele pede apenas de nós que creiamos nele, assim teremos o alimento que permanece para a vida eterna. Amém.

ORE COM A PALAVRA DE DEUS E DESCUBRA QUE ELA ESTÁ EM SUA VIDA MEDITANDO OS TEXTOS BÍBLICOS QUE A IGREJA HOJE NOS APRESENTA

LEIA OS TEXTOS, MEDITE-OS E RECONHEÇA NA SUA VIDA A PALAVRA DE DEUS



Nenhum comentário: