English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

450 anos da Reforma Carmelitana!

Sexta feira  24 de Agosto completaram-se 450 anos da fundação do primeiro mosteiro carmelita, reformado por S. Teresa, o de São José, na cidade de Ávila, Espanha, cidade natal de nossa S. Madre. Com essa casa, dava-se início ao movimento que logo se espalharia em toda Espanha com S. Teresa e paulatinamente  pelo mundo, através das suas filhas, fiéis retratos seus.
A Ordem toda festejou este grande acontecimento, que está dentro da preparação para o V Centenário do nascimento da santa abulense.
Para comemorá-lo o santo Padre Bento XVI enviou uma carta ao bispo de Ávila, onde fala da importância de nosso carisma na Igreja. E o nosso Padre geral enviou uma carta rica em conteúdo, a toda a Ordem.
Aqui em casa preparamo-nos durante três dias com um tríduo de eventos, desde terça feira.
Terça feira, na formação falamos a cerca do evento que mobiliza a Ordem
Quarta feira, durante a noite, fizemos uma bela procissão pelos corredores e salas de nosso mosteiro.
Quinta feira fizemos uma vigília com adoração do Santíssimo Sacramento.
Todos estes dias contamos com a participação das irmãs Maria José (membro de nossa comunidade, atualmente no Carmelo de Potosí, Bolivia como missionaria) e Verónica do Carmelo de La Paz.

Na primeira estação, realizada na sala de recreio, refletiu-se sobre o carisma teresiano. Na segunda estação, realizada num dos locutórios, sobre a fundação do primeiro Mosteiro Carmelita Descalço. Na terceira estação, realizada na biblioteca, meditamos sobre a vidas dos santos de nossa Ordem. De aí saímos rumo ao refeitório, onde nos deteríamos para refletir sobre o motivo pelo qual o primeiro mosteiro reformado está sob o patrocínio do pai adotivo de Jesus, durante a procissão rezamos uma ladainha invocando a proteção de cada santo do Carmelo reformado.
Na quinta estação refletimos sobre a fundação de nosso Carmelo S. Coração de Jesus, e lembramos cada fundadora, rezando pelas falecidas, recordando com carinho as irmãs que entrando aqui, agora estão noutras comunidades.
Na sexta estação, realizada no coro, cada irmã teve a oportunidade de louvar e agradecer a Santíssima Trindade apresentando um simbolo.
As procissões foram iluminadas por velas e tocha, com cantos animados, pelos nosso corredores que estão sendo reformados.
Foi um belo momento de oração, de troca de idéias e de espiritualidade.






Cada irmã é uma pedra viva na Ordem, que tem como preceito o
"hoje começamos" de S. Teresa


Simbolos utilizados pelos santos,
e sob a mesa representando o altar, uma boneca vestida de carmelita,
lembrando os mártires da Ordem.




Fundação de S. José de Ávila. Materiais de construção




Símbolos apresentados pelas irmãs.

Nenhum comentário: