English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 28 de dezembro de 2019

COMO SER FAMÍLIA CRISTÃ HOJE


ABERTAS AO PROJETO DE DEUS
Resultado de imagem para sagrada familia de nazaréOs relatos evangélicos não deixam qualquer dúvida.  Segundo Jesus, Deus tem um grande projeto: construir no mundo, uma grande família humana.   Atraído por este projeto, Jesus entrega-se inteiramente dedicado a que todos sintam Deus como Pai e todos aprendam a viver como irmãos.   Este é o caminho que conduz à salvação do gênero humano. Para alguns, a família atual está a arruinar-se porque se perdeu o ideal tradicional da família cristã. Para outros, qualquer novidade é um progresso em direção a uma sociedade nova.
 Mas como é uma família aberta ao projeto humanizador de Deus?  Que traços podemos destacar?
Amor entre os esposos. É o primeiro. O lar está vivo quando os pais sabem amar-se, apoiar-se mutuamente, partilhar tristezas e alegrias, perdoar, dialogar e confiar um no outro. A família começa a desumanizar-se quando cresce o egoísmo, as discussões e os mal-entendidos.
Resultado de imagem para sagrada familia de nazaréRelação entre pais e filhos.  Não basta o amor entre os esposos. Quando pais e filhos vivem em confronto e quase sem nenhuma comunicação, a vida familiar torna-se impossível, a alegria desaparece, todos sofrem.  A família necessita de um clima desconfiança mútua para pensar no bem de todos.
Atenção aos mais frágeis.  Todos devem encontrar na sua casa, acolhimento, apoio e compreensão.   Mas a família torna-se mais humana, acima de tudo, quando cuida com amor e carinho os menores, quando se ama com respeito e paciência os idosos, quando se atende os doentes ou deficientes, quando não se abandona a quem está a passar mal.
Abertura para os necessitados.  Uma família trabalha por um mundo mais humano, quando não se fecha nos seus problemas e interesses,mas vive aberta às necessidades de outras famílias: lares desfeitos que vivem situações de conflito e de dor, e necessitam de apoio e compreensão; famílias sem trabalho ou rendimento, que necessitam de ajuda material; famílias de imigrantes que pedem acolhimento e amizade.
Resultado de imagem para sagrada familia de nazaréCrescimento da fé.  Na família, aprende-se a viver as coisas mais importantes. Portanto, é o melhor lugar para aprender a acreditar nesse Deus bom, Pai de todos; para conhecer o estilo de vida de Jesus; para descobrir a Sua Boa Nova; para rezar juntos à volta da mesa; para tomar parte da vida da comunidade de seguidores de Jesus.  Estas famílias cristãs contribuem para a construção desse mundo mais justo, digno e abençoado, amado por Deus. São uma bênção para a sociedade.

Nenhum comentário: