English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 18 de março de 2016

SÃO JOSÉ

Image result for SÃO JOSÉQUEM É SÃO JOSÉ
Pela grande e importante missão que Deus confiou a São José, podemos conferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o individuo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho?
O Evangelho define em três palavras:
“José era justo”. Ora, os Santos Doutores da Igreja afirmam que este qualificativo designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado. A Igreja chama-o também de “Santíssimo”, qualificativo que não dá a nenhum outro santo. Donde podemos concluir que consumada perfeição ele atingiu. Oh! Que santo maravilhoso é o preclaro São José, diz São Francisco de Salles. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito que possui as virtudes no mesmo excelso grau em que possui a Ssma. Virgem Maria.
Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. A sua família fora prometido o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorrem de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido.
Que honra e que dignidade!
Image result for SÃO JOSÉNele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol da justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o céu e faz tremer o inferno. Honram-no os anjos e cumprem suas ordens.
Na ultima aparição havida em Fátima a 13 de outubro de 1917, os videntes contemplaram um espetáculo muito belo. Quando Nossa Senhora desapareceu, surgiu como num quadro a Sagrada Família. Á direita estava Nossa Senhora, vestida de branco com um manto azulado e o rosto mais resplandecente que o sol; à esquerda São José como Menino Jesus, no céu, entre Jesus e Maria.
SUA ARDENTE CARIDADE
Image result for SÃO JOSÉJesus, ao conferir a Pedro o governo da Igreja, pergunta-lhe se ele o ama mais que os outros. Com efeito, o amor é a fonte, a regra e a lei de toda a verdadeira vida. Não são as obras que contam diante de Deus, mas é unicamente o amor que vale. Amar e amar perdidamente a Deus é a única coisa que nos cabe fazer nesta vida. Podemos, pois, imaginar qual teria sido o imenso amor de São José para com Deus. Vivia abismado na contemplação do Senhor. Foi tão intenso e ardente o seu amor para com Deus que, depois de Maria, ninguém amou mais a Deus do que ele.
Em Nazaré o menino Deus agia sobre a alma de seu pai adotivo por todos os meios: pelo olhar, pelo sorriso filial, pelas palavras, pelas carícias. Que incêndio de amor, diz Santo Afonso, irrompia no coração de José quando trazia em seus braços o adorável Menino e o apertava ao coração, ou quando o via crescer diante de seus olhos!
Os dois discípulos de Emaús sentiram- se abrasados de amor divino, nos poucos momentos em que acompanharam o Senhor. Não é verdade, diziam entre si, que o nosso coração ardia dentro de nós, enquanto ele nos falava? Que devemos pensar da intensa caridade que se desenvolveu no coração de São José, durante os anos que passou na companhia do Filho de Deus, ouvindo as palavras que saíam de sua boca e observando seus divinos exemplos?
Que expansões de puríssima ternura brotavam de sua alma santa! Que ardentíssima caridade abrasava seu coração!


                                        Image result for SÃO JOSÉ

Nenhum comentário: