English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


segunda-feira, 10 de março de 2014

O Silêncio empreendedor na Quaresma.

Na busca desenfreada de corresponder às imposições e anseios da ordem econômica, social e política do tempo presente, percebe-se uma acentuada tendência ao abandono do ser, desde o pessoal ao coletivo. O comando é para acentuar a curvatura do indivíduo, como dos diversos grupos humanos, frente ao imperialismo devastador que nivela a todos, formatando-os conforme os interesses do regime vigente. A diversidade humana torna-se objeto de massificação: não existem rostos, nem nomes ou singularidade de vida. O poder temporal dominante revela-se na angústia e na convulsão de quem, cativo, também aspira à real liberdade de criatura.
Se há poder deturpador e escravagista, também há o secreto clamor, sob a forma de silêncio, que vai, de olhar em olhar, de toque em toque, permitindo e produzindo o caminho de um novo amanhecer: eis o empreendimento que os cativos, de todos os tempos, testemunham sobre os inimigos e opressores.
Assim compreende-se o Tempo da Quaresma: consciência da realidade de si e do mundo, com foco e confiança naquele que veio libertar a todos da escravidão, da ignorância e dos erros, propondo à humanidade a parceria da Aliança, rumo à terra prometida, sem males, de antecipado paraíso.
A nova ordem é escutar o Primogênito – Verbo eterno - que, na percepção e compreensão humanas, balbucia com determinação, qual renovado sopro criador, uma nova freqüência em nossa interioridade, perpassando nossos sentidos e ações. Ele se faz silêncio como quem aparentemente dorme em meio aos tumultos e tempestades da vida, mas cuida com vigor e serenidade de quem, com medo, perece, acalmando a procela conforme a fé dos que com ele navegam nos mares da vida. Ele mesmo é a bonança de paz, segurança e unidade: promove a continuidade da nova criação, pelo mistério e méritos de sua Paixão, Morte e Ressurreição.
A liturgia quaresmal torna-se exercício de assimilação e reconhecimento da misericórdia que é manifestada no interior de cada criatura, repercutindo, de forma particular, na pessoa de cada batizado, pela ação vivificante do Espírito: memorial e compromisso de novos céus e nova terra, com aguçado olhar contemplativo via a experiência transfigurante e ressuscitadora de quem, no silêncio, permite-se a regeneração e a reconquista do paraíso interior.
A Palavra é a referência para a atenção e escuta, no silêncio da criatura que se entrega à obra salvadora do Pai, pelo Filho, na unidade do Espírito. De cada criatura é necessário o princípio da disposição interior e do renovado respirar, com atitude silenciosa e contemplativa de quem crê e reconhece a voz daquele que foi enviado dos céus como carne da nossa carne, sendo o mediador da plena comunhão do Criador com os seres criados.
O dar graças, continuamente, pela Igreja celebrante, traduz-se no reconhecimento da obra salvadora por parte dos fiéis, compromissados em dilatar, neste mundo, a comunhão com o eterno. Comunhão que se dá via fraternidade universal: da dominação e escravidão ao reconhecimento e liberdade de ser criatura amada por Deus, chamada a viver e conviver com os semelhantes, na integração das diferenças; dos ruídos massacrantes ao silêncio restaurador e fortificador, na missão de promover a vida em abundância para todos.

Que este Tempo da Quaresma seja um verdadeiro reconhecimento à VIDA, rumo ao essencial e festivo brinde pascal: eis o autêntico empreendedorismo cristão!

Fr. José Moacyr Cadenassi, OFMCap
(Artigo publicado na revista Vitoria)

Nenhum comentário: