English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 28 de março de 2014

V Centenário de Santa Teresa

Aniversário de Santa Teresa

Queridos amigo se amigas celebramos hoje no Carmelo os 499 anos de nascimento de Santa Teresa nossa fundadora. É uma data marcante pois inicia os preparativos mais intensos para os 500 anos de seu nascimento que será um momento de muita festa e glória para a Ordem do Carmelo e para a Igreja.
Todos conhecem Santa Teresa mas coloco aqui um pequeno resumo de sua vida.


Santa Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, dia 28 de março no ano de 1515.. Acostumada desde pequena à leitura de bons livros. Quando tinha 12 anos, perdeu a boa mãe. Prostrada diante da imagem de Nossa Senhora, exclamou: “Mãe de misericórdia, a vós escolho para serdes minha Mãe.  Aceitai esta pobre orfãzinha no número das vossas  filhas”.  A proteção admirável que experimentou durante toda a vida, da parte de Maria Santíssima,  prova que esse pedido foi atendido. 

O pai, vendo-a sem a mãe entregou-a aos cuidados  das  religiosas agostinianas. Uma grave enfermidade obrigou-a a  voltar para a casa paterna. Durante esta doença, percebeu o profundo desejo de abandonar o mundo e  servir a Deus, na solidão dum claustro. O pai, porém,  

opôs-se a esse plano, no que foi contrariado por Teresa, que fugiu de casa, para se entrar num mosteiro das Carmelitas, em Ávila.



Mas por seu amor intenso a Deus, sentiu que ele pedia que fundasse um novo gênero de mosteiro, então ela se colocou a disposição do Senhor e fundou as Carmelitas descalças.
Teresa é uma das maiores personalidades da mística de todos os tempos. Suas obras, especialmente as mais conhecidas como o Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Moradas e Fundações.
Suas cartas no-la mostram absorvida com os problemas mais triviais. Sua doutrina sobre a união da alma com Deus é bem firmada na trilha da espiritualidade carmelita, que ela tão notavelmente soube enriquecer e transmitir, não apenas a seus irmãos, filhos e filhas espirituais, mas á toda Igreja, á qual serviu fiel e generosamente.
Ao morrer sua alegria foi poder afirmar: "Morro como filha da Igreja".
Foi canonizada em 1622.
No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja.


 

Rezemos juntas a oração do V centenário

Santa Teresa de Jesus!
Tu te puseste totalmente ao serviço do amor:
ensina-nos a caminhar com determinação
 e fidelidade no caminho da oração interior
com a atenção posta no Senhor Deus Trindade
no mais íntimo do nosso ser.
Fortalece em nós o fundamento da verdadeira humildade
de um renovado desprendimento,
do amor fraterno incondicional,
na escola de Maria, nossa Mãe.
comunica-nos o teu ardente amor apostólico à Igreja.
Que Jesus seja a nossa alegria,
nossa esperança e nosso dinamismo,
fonte inesgotável da mais profunda intimidade.
Abençoa a nossa grande família carmelitana,
 ensina-nos a orar de todo o coração contigo:
 "Vossa sou, Senhor, para Vós nasci
Que quereis de mim?"
 Amém.


Nenhum comentário: