English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Intenções do Apostolado da Oração - Comentários

Publicamos os já costumeiros comentários às intenções do Apostolado da oração generosamente enviados por Frei Ciro Garcia

Geral: Que a Jornada Mundial da Juventude no Brasil anime a todos os jovens cristãos a se tornarem discípulos e missionários do Evangelho.

Missionária: Que as portas em toda Ásia se abram aos mensageiros do Evangelho.

Fr.. Ciro Garcia, ocd


1) A intenção missionária geral do mês de julho deseja conectar-nos com a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada no Rio de Janeiro, Brasil, no final de julho de 2013. Será presidida pelo Papa Francisco, quem toma a tocha de relevo de João Paulo II, iniciador entusiasta destas jornadas em 1986, e de Bento XVI que levou com bom pulso o leme das três últimos: Colônia (2005), Sydney (2008 ), Madri (2011).

Estas jornadas têm se tornado para os jovens em uma forma maravilhosa de proclamar o evangelho e de levar ao mundo uma mensagem de esperança. São jornadas principalmente de celebração gozosa da fé cristã e de anúncio de Jesus Cristo. O lema deste ano é precisamente: Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mateus 28,19). Daí a intenção missionária, que anima a todos os jovens cristãos a se tornarem discípulos e missionários do Evangelho.
A força evangelizadora das Jornadas Mundiais da Juventude tem estado sempre presente em todas as celebrações. Esta é concretamente a valorização da última celebrada em Madri: tem sido uma nova evangelização vivida; uma maneira nova, rejuvenescida, de ser cristão, que se concretiza em uma nova experiência da catolicidade e da universalidade da Igreja. Jovens vindos de todos os continentes, com diferentes línguas, diferentes estilos de vida, diferentes formas culturais e, no entanto, unidos, juntos como uma grande família. O fato de que todos os seres humanos sejam irmãos e irmãs não é apenas uma ideia, senão que aqui se converte em uma experiência real e comum que produz alegria. É esta uma das características da espiritualidade das Jornadas Mundiais da Juventude, que provem da certeza da fé. Eu sou amado, sou aceito, tenho um papel na história: o alegre anúncio da fé e da boa notícia da salvação.
O anuncio gozoso da fé é uma das propostas - expressada em outros termos – mais frequentemente reiterada pelo Papa Francisco em suas intervenções, convidando a sair de si mesmo para ir ao encontro dos demais; e mais concretamente, em direção dos setores mais desfavorecidos, os pobres e os marginalizados ou os que estão afastados da fé, na periferia da sociedade ou da Igreja.
Em sua homilia no dia de Pentecostes, 19 de maio de 2013, dirigindo-se aos movimentos eclesiais, fazia-lhes esta proposta de missão impulsionada pelo Espírito Santo: "Ele nos introduz no mistério do Deus vivo, e nos salvaguarda do perigo de uma Igreja  Gnóstica e de uma Igreja autorreferencial, fechada nas suas instalações; nos impulsiona a abrir as portas para sair, para anunciar e dar testemunho da bondade do Evangelho, para comunicar a alegria da fé, do encontro com Cristo [...] é o Espírito Paráclito, o "Consolador", que dá o valor para percorrer os caminhos do mundo levando o Evangelho. O Espírito Santo nos mostra o horizonte e nos impulsiona às periferias vida existencial para anunciar a vida de Jesus Cristo".

2) A mensagem de Jesus Cristo é sempre atual, se introduz no coração da história e é capaz de dar uma resposta às inquietações mais profundas de cada ser humano. Mas a complexidade da situação atual, requer hoje novas formas para poder comunicar eficazmente a Palavra de Deus a todos os povos, tendo em conta o imenso horizonte missionário da Igreja.
Quase metade da população mundial vive na Ásia. No entanto, apenas dez por cento das pessoas são cristãs; e somente cinco por cento católica. As dificuldades para a evangelização neste continente provêm em grande parte de alguns governos abertamente materialistas e hostis à religião, porque a consideram uma ameaça à soberania, daí o ressurgimento agressivo e crescente do Islã. Existe também a oposição ao cristianismo, porque ele é visto como "importado" do Ocidente. Contudo, dá-se a extrema pobreza de muitas pessoas na Ásia, com muitas necessidades imediatas e urgentes, que por vezes dificulta seu retorno a Deus.
Mas, a pesar disso a Igreja na Ásia é uma Igreja vibrante. Seu cristianismo está próximo de muitos setores, graças às instituições de ensino, centros de saúde, clínicas e agências sociais. A Igreja é apreciada como defensora da dignidade humana e dos direitos humanos. Muitos missionários comprometidos com a missão do continente asiático. A intenção missionária pede novos operários para esta imensa messe, e que todos possam aprender a considerar a fé em Cristo como uma Boa Nova, como um vínculo de união e como uma ponte entre os povos.


Nenhum comentário: