English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 9 de junho de 2013

Nosso retiro!

Pe. Afonso com a comunidade, logo após a Missa de encerramento
Marcante, prático e profundo. Com estas palavras podemos descrever o retiro pregado à nossa comunidade pelo Pe. Afonso Werle, sacerdote de nossa diocese. Homem simples, cheio de Deus, que gosta do que faz, e vive a vida com muita alegria. Suas palavras não eram simplesmente produto de muitas leituras, mas leituras que tomaram corpo nele.
"Escatologia, Esperança Cristã", eis o tema. Uma vida eterna que começa agora, essa frase foi dita por ele várias vezes.
Começou dizendo-nos que "o retiro é um momento especial para ouvir Deus, o retiro é um modo de Deus falar. O encontro com Deus ensina-nos a escutar os irmãos. Um tempo para estarmos todas juntas na presença do Senhor".
E em diferentes palestras foi falando-nos da esperança, pois "quando o amor parece cansar, é a esperança que nos faz continuar apostando nele".

O Amor, fundamento da Esperança
O Amor nos modifica, humaniza e diviniza ao mesmo tempo, e por isto nos embelece. O Amor é uma obra de arte, permanente e criativa.
A carteira de identidade do cristão é o amor de uns pelos outros, como nos relata o livro Atos dos Apóstolos.

O Dom da vida eterna desde agora
Há uma tendência em nós de olhar a vida eterna como algo que está longe, num futuro distante. Se pensarmos assim vamos nos acomodar. Temos que acreditar na plenitude, para poder buscar a eternidade desde agora.
Já estamos com o Deus que esperamos encontrar um dia. Ele está em nosso meio. Viver do jeito de Deus desde agora.
Para entrar em contato com essa eternidade precisamos apreciar muito uma atitude: o Silencio.

Novos céus e nova terra
Novos Céus e nova terra desde aqui e desde agora.
A nossa é uma Igreja de esperança no meio do mundo.
O maior pecado é o divorcio da fé com o comportamento

Somos peregrinos da Esperança
Somos peregrinos com uma missão de vida.
Quem é o peregrino? Aquele que não tem morada, biblicamente é o que vive em tendas. Nossa tenda será desarmada com a morte, no céu receberemos uma morada definitiva
Atitude do Peregrino: Estado permanente de busca, desapego do que materialmente causa segurança.
Há um encantador jogo de Deus com a criatura, Ele se esconde e se deixa encontrar, se vela e se revela.

A justiça do Reino
Temos de nos converter para a justiça do Reino que Jesus narra em suas parábolas. Com pequenos gestos, que fazem toda a diferença, tendo sempre um olhar crítico, questionador, transformador.
Na vida nos enchemos de condicionamentos que nos levam a perder o contato com nossa essência.
Conversão depois da morte consiste em tornarmo-nos irmãos uns dos outros, esse é o fogo que transforma, que nos faz ver nossas incoerências e tibiezas, o amor de Deus que se dá, e nossa dor por saber que não nós abrimos a esse amor.

Ele está no meio de nós
Desde crianças nos perguntamos Onde está Ele?
Sabemos que há muitas maneiras de encontra-lo:
 a primeira é a oração como diálogo, sentir sua presença em nós
a oração comunitária, rezar junto com os irmãos, para senti-lo em nosso meio

A segunda é a Palavra, é Ele quem fala nas Sagradas Escrituras
Ele está no meio de nós também na Eucaristia, tesouro da Igreja desde o começo.
A Eucaristia é memorial, Encarnação de Deus sempre continuada, convocação e anúncio. tornar-se pessoa eucarística
Ele está no meio de nós por meio do Perdão, Sacramento da Reconciliação. Deus não se cansa de perdoar, somos nós que cansamos de pedir perdão. Mais que perdoar os pecados, Deus perdoa a pessoa.

Sereis minhas testemunhas
A Boa Nova tem de ser proclamada, antes que tudo pelo testemunho, Jeito singelo e espontâneo de irradiar a própria fé. Não podemos calar sobre o que vimos a anunciamos.

Encerramos o retiro com a celebração eucarística, com um belo momento de partilha, orientada pala sabedoria de Pe. Afonso, todas nos sentimos muito à vontade, e terminamos bem "abastecidas" para continuarmos nossa caminhada vocacional e fraterna junto ao povo.


Num dos dias do retiro Pe. Afonso visitou nossa Ir. Maria Teresinha, que há alguns meses permanece na enfermaria, e deu-lhe a bênção



Obrigada, Pe. Afonso por partilhar conosco todas essas belas reflexões, e dar-nos a oportunidade de passarmos juntos unos dias de céu, Deus lhe pague!

Nenhum comentário: