English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O que é o Silêncio?

Para muitos silencio simplesmente é a ausência de sons. Mas será que podemos reduzi-lo a um conceito tão pobre e estreito como esse?
Sabemos que o silencio é um encontro intimo com alguém, que dispensa palavras, apenas consta da intima companhia, repleta de presença, de olhares de cumplicidade. Há também o silencio imposto pelos fortes deste mundo, aquele que dói porque as pessoas devem calar a verdade; para elas nosso silencio deve ser profético e nossa fala, coerente.

Porém não poderíamos falar também de silencio como uma realidade mais abrangente, como um estado de reserva? Reserva da ostentação, do alarde, da vontade de aparecer e figurar nos primeiros lugares. Reservar-se para Aquele que é silencio, que age na mais profunda discrição, como no dia de sua encarnação, no seu nascimento e, enfim, sua vida toda e Ressurreição.

Na noite santa, em Belém, longe do barulho, dos pontos de referencia tanto politica como religiosa, nascia o Salvador, anunciado por uma estrela que atraía pela sua luz.

Agora, onde está sua presença, brilha uma estrela. Brilhou em Teresa, em João, no exército de filhos e filhas que, atraídos pela luz do exemplo quiseram reservar-se no anonimato e no escondimento para que Cristo aparecesse neles.

Silenciar é desaparecer para aparecer Cristo em nós, é calar para que fale Ele em nós, diminuir para que Ele cresça.

Silenciar é anunciar o Reino sem que a própria imagem seja o centro.

Silencio é a musica que fala ao coração e o prepara para adorar e ser preenchido.

Silencio é a fala que chega para devolver a vida.

Silencio é a imagem que se torna transparente para que o Invisível seja visto através dela.

“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer está aqui ou está ali, pois o Reino de Deus está no meio de vós”.

Onde há Reino há silencio. Onde há amizade, partilha, paz, justiça, igualdade, estão presente a musica, a fala, a imagem que em sua transparência indicam Alguém detrás, dentro e fora delas.

Silencio, por fim, é um estar em si, em constante companhia, um habitar consciente na própria casa, sentir o que se sente, viver o que se vive, dizer o que se fala. A nogueira dá saborosos frutos porque ano a ano enche de silencio a sua vida. Durante um período aparentemente triste e sombrio, seu aspecto é tétrico: os galhos secos, esbranquiçados, sem folhas. Nesse período a seiva corre vigorosa em seu interior para, na hora certa, criar folhas, flores e frutos.

O silencio em nossa vida é o tempo da reserva, da atividade escondida e discreta da seiva-Espírito, que nos prepara para o tempo das flores e dos frutos, que começa aqui na terra e chega à plenitude no céu.

Ir. Milagros de Jesus Sacramentado

2 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente uma definição com sensibilidade e profundidade do que é o silêncio,tão necessário em uma sociedade que cada vez mais se impõe pelo barulho e superficiabilidade.

Luana Almeida disse...

Muito boa leitura... Mas quanto nos falta esta retidão! É tão bom quando o silêncio toma conta de nossos corações... Quando conseguimos esquecer de nós mesmos e lembrar apenas do AMOR que se fez carne... Quando tudo mais torna-se desnecessário e pequeno demais diante da grandiosa misericórdia e do infinito amor!
Queria ser mais silêncio do que essas próprias palavras! Nossa Senhora nos acompanhe sempre e nos ajude a ser como Ela que "meditava tudo em silêncio"...