English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 25 de junho de 2010

S. Pedro e S. Paulo

29 de Junho é a data escolhida pela Igreja para festejar os Santos Pedro e Paulo. Queremos partilhar com nossos queridos leitores algumas notas tomadas da reflexão feita no nosso retiro anual pelo Pe. Evaldo sobre Pedro:

Ainda que impulsivo e portador de  grandes debilidades, Pedro era muito amado pelo Senhor.
Nossa personalidade e a dele têm alguns aspectos em comum. Basta olhar os Evangelhos e examinar-se
- Pedro foi convidado a avançar para águas mais profundas, seu conhecimento e sua experiência de pescador foram colocados em crise.
- O ponto mais alto de sua vida foi ter reconhecido o Senhor como Messias.
- Quando Jesus anuncia sua paixão pela primeira vez, Pedro tenta desviar o Mestre do caminho da Cruz. Jesus lhe dirige palavras duras, porque ele não pensa como Deus o faz. Será que nós mesmos não pensamos, as vezes, como os outros homens e não como Deus?
- No Tabor, uma experiência muito profunda, durante a Transfiguração, Pedro não pensa em si, nem sequer em seus companheiros. O importante para ele é a pessoa de Jesus, também as de Elias e Moisés. Evidencia impulsividade e generosidade.
- Lc. 22, 31-32. Pedro se vê chamado por Jesus. Expressa o que sente, se acha capaz de ir à prisão e até morrer pelo Mestre.
-Chegamos ao Horto, Jesus pede aos discípulos que rezem, mas os olhos deles estão pesados de sono. Dormem. Não podem compreender, têm medo da agonia do Mestre. A segurança deles começa a cair.
- É reconhecido por uma criada como seguidor do agitador, Pedro nega. Mais tarde reconhecido de novo, volta a negar. O sotaque galileu o denuncia, e pela terceira vez Jesus finge não conhecer Jesus.
Os olhares se cruzam, basta um olhar do Mestre e Pedro lembra as palavras ditas por ele. Chora amargamente. E por fim percebe que era ele que tinha de ser salvo por Jesus. Agora sim pode confirmar seus irmãos. A queda fez-se necessária.

Somente Jesus pode salvar-nos e redimir-nos de nossas fraquezas.

Nenhum comentário: