English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 12 de junho de 2010

Coração De Jesus

A festa do Sagrado Coração de Jesus, é celebrada com a maior solenidade em nossa casa, pois Ele é o nosso titular!
Irma Celeste partilhou conosco um belo escrito, para que possamos aprofundar mais e mais na devoção a este Coração que tanto nos ama. Ei-lo a seguir:

Von Baltasar diz: “A abertura do coração significa entrega de tudo aquilo que é mais íntimo e pessoal para que todos possam utilizar.”

O Coração de Jesus está aberto a todos nós. Podemos entrar em sua esfera mais íntima e refugiar-nos em Seu amor. Jesus abre Seu Coração para que possamos entrar na sua intimidade e alcançar a salvação. O Coração aberto de Jesus é a fonte da qual o Espírito Santo vem derramando graças sobre toda humanidade.
No Coração ferido, podemos também, encontrar uma maneira diferente de lidar com nossas feridas. O Coração de Jesus nos aponta um caminho para curar nossas feridas. Não é tão importante que elas cicatrizem, devem, ao invés, serem transformadas. A ferida também pode tornar-se a fonte de vida para nós, e quando a aceitamos, pode tornar-se o lugar no qual Deus sempre de novo volta a tocar-nos. Como aconteceu com Jacó, a ferida na coxa, era uma lembrança do seu encontro noturno com Deus.
Na medida em que colocamos todos quantos estão em nosso coração sob a proteção do Coração aberto de Jesus, sentimos que este Coração pode transformar a todos nós, para que nos dias de hoje, também, em nosso coração aberto e ferido, possamos atingir a todos aqueles que não encontram o caminho que conduz ao tabernáculo. Nós somos um hostensório, porque Jesus habita em nós.
Celebrar o Coração de Jesus, é encontrar o nosso lugar de filho/a no Coração do Pai.
Jesus possuía um Coração magnânimo! E hoje, como ontem, nos convida a magnanimidade de coração. A magnanimidade está inseparavelmente unida à generosidade.
Quando “regateamos” com Deus e com os outros, sem o perceber “regateamos” com nossa própria realização. Com a medida com que medirdes, também vos será medido: quem dá pouco recebe pouco, porque estreita seu coração, tornando-o incapaz de receber e reter o amor que recebe. Quando somos mesquinhos com Deus e com os outros, na verdade, estamos sendo “pão-duro” com nós mesmos. Não está aqui a causa de tantas melacolias e frustrações inconfessadas?
Dar sempre aos outros “algo mais” do que normalmente esperam receber é o que confere aos nossos gestos o brilho da generosidade.
São os pequenos gestos que vão “treinando” na arte de dar. Mas, num segundo momento, é preciso que cheguemos a um patamar mais alto: dar o que custa, dar do próprio sangue.
A generosidade consiste em dar o que não é devido: o que não se deve por simples justiça e que, por isso, ninguém espera. Consiste em dar do que custa, heroicamente, e esse coeficiente de heroísmo é o que converte a caridade natural em entrega cristã. Saber dar a capa quando nos pedem somente a túnica; dispor-nos a andar dois mil passos quando querem que andemos apenas mil (cf. Mt 5,41); derramar todo o sangue, como Cristo na cruz, quando teria bastado derramar uma só gota para realizar a obra da nossa Redenção. É preciso dar! Mas dar com generosidade é dar-se.
Dar-se é fazer de si mesmo um presente: entregar ao outro a própria vida!
Dar coisas é relativamente fácil. O difícil é dar a vida: dar um pedaço do nosso ser, o alento do nosso espírito, uma verdade da nossa inteligência, o tesouro do nosso tempo, o desgaste das nossas energias, a vibração dos nossos sentimentos ou, mais ainda, o sentido inteiro da nossa vida, a nossa existência toda: construir o coração dos outros com os pedaços do nosso coração.
A generosidade pode ser vivida nos grandes momentos ou nos pequenos detalhes. Mas, Deus jamais se deixa vencer em generosidade; paga sempre com o cento por um nesta terra e, na outra, com uma vida sem fim, a vida eterna!
Celebrar o Coração de Jesus é celebrar Aquele que se deu, não em pedaços ou parcelas, mas na totalidade e integridade, com plena generosidade de amor.
Celebrar a solenidade do Coração de Jesus, é um convite para abrirmos o nosso coração às dimensões do Coração do próprio Deus!

Nenhum comentário: