Hoje celebramos os 41 anos de fundação de nosso Carmelo.
Sonhado por um leigo, o Prof. Marcelo Mioso, que acalentava há anos o desejo imenso de um Carmelo em Santo Ângelo, e que aumentou suas esperanças de ver este sonho realizado, agora, com a tomada de posse do primeiro bispo diocesano, D. Aloisio Lorscheider.
Prof. Marcelo Mioso
Me. Teresinha com o casal Mioso
Transcrevemos a continuação um parágrafo das crónicas da nossa comunidade, onde o mesmo professor relata o seu encontro com o bispo:
"Uma noite, creio que pelas 9 horas, bati-lhe a porta. Estava decidido a enfrentar o assunto da fundação do Carmelo Sagrado Coração de Jesus.
Disse-lhe que antes de morrer desejava realizar dois grandes sonhos(...)
A respeito podia dar-me resposta positiva ou negativa quando quisesse. D. Aloísio quis saber do que se tratava. Contei-lhe a história toda... Sorriu (...)
Concordou plenamente; deu sua licença, mas, com uma condição: que a fundação saia dentro do menor tempo possivel."
O Prof. Mioso nunca mas descansou até encontrar um terreno apropriado para a futura fundação, e o encontrou...
No dia 30 de Maio de 1965, pelas 16 horas, era celebrada nesse terreno a primeira Missa, à qual assistiram mais de mil pessoas.
Na tarde do Domingo 29 de Agosto de 1965 se reunia no local destinado ao novo Carmelo uma pequena multidão (devido ao máu tempo)para presenciar a cerimônia do lançamento da pedra angular. D Aloisio celebrou a segunda Missa.
A madre fundadora realizou, com outra irmã duas visitas, uma para verificar o terreno e outra quando as primeiras paredes já estavam erguidas.
Em 16 de Setembro de 1968 chegava a Santo Ângelo o primeiro grupo das fundadoras, cinco monjas, para habitar em apenas três celas prontas, que tiveram de ser adaptadas provisóriamente. As monjas fundadoras: Me. Teresinha do Menino Jesus, Ir. Ma. Teresinha do Menino Jesus, Ir. Ma. Rosa do Menino Jesus, Ir. Teresa de Jesus e Ir. Veronica.
A primeira Missa (com a presença das irmãs) e tomada de posse do Santíssimo Sacramento.
Desde esse dia este pequeno grupo de monjas se entregou ao trabalho para esperar as outras irmãs que deveriam vir. No mês de dezembro chegou o segundo grupo, constituido por quatro monjas, as irmãs Ma. Zélia do Menino Jesus, Cecília do Menino Jesus, Maria da Imaculada e ir. Margarida do Coração de Jesus.
Grupo das irmãs vindas de caxias
A clausura foi fechada em 30 de Dezembro do mesmo ano e a consagração da capela em 2 de Janeiro de 1972
Consagração da Capela
D. Aloisio e o seu futuro sucessor. D. Estanislau, muito dedicado também paa com a comunidade de Nosso Carmelo
Primeiras Noviças
Somente no silêncio a pessoa penetra nas profundezas de Deus. Somente no silêncio ela capta grandes relações, sente a dor, a busca, os anseios e a alegria do outro. Se nos afastamos, é para enxergarmos mais longe. Para abranger na totalidade do amor de Deus, o mistério do mundo tão carente de amor e de paz. O mistério dos homens e mulheres, nossos irmãos e irmãs. Especialmente dos excluídos. Nas dificuldades da vida nunca deixe de olhar mais além! No horizonte sempre brilha uma nova luz!
VOCAÇÃO
Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?
do Carmelo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário