English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 10 de julho de 2009

S. Teresa dos Andes


No dia 13 deste mês, o Carmelo Descalço celebra S. Teresa Dos Andes. A conhecida santinha ingressou no mosteiro das carmelitas descalças dos Andes e alí viveu apenas onze anos, suficientes para para que ela revelasse toda a sua riqueza interior. Sendo a carmelita mais jovem a receber da Igreja o reconhecimento de sua santidade. Venho a falecer com 19 anos.
Deixaremos que ela nos fale de si mesma e nos encante com suas palavras.

Aos 15 anos começa a escrever seu Diário, e o dedica à Me. Ríos, sua professora predileta:
"A senhora pensa que vai encontrar uma história interessante. Não quero que se engane. A história que vai ler não é a história de minha vida. mas a vida intima de uma pobre alma que, sem mérito algum da sua parte, Jesus Cristo a amou especialmente e a cumulou de benefícios e graças"

"Hoje completo 15 anos. A idade em que todos gostariam de estar: as crianças para serem consideradas maiores. e os anciãos e os que passaram desta idade gostariam de voltar a ela por ser a mais feliz.
Para uma mocinha é a idade mais perigosa. É a entrada no mar tempestuoso do mundo. Porém jesus tomou o comando de minha barquinha e a retirou do encontro com outras naves(...) Por isso meu coração, conhecendo a este Capitão, caiu no anzol do amor, e estou cativa dele. Por Ele deixarei tudo para ocultar-me atrás das grades do Carmelo, se for a sua vontade, e viver só para Ele. Que dita! Que prazer!"

Juanita (esse era o seu nome antes de entrar no Carmelo) ingressou no dia 7 de maio nas Carmelitas de los Andes. Desde então começa a se chamar Teresa de Jesus:


"ja estou no meu conventinho. Não imagina a minha feliidade. Encontri, por fim, o meu céu na terra.
Se ontem separei-me dos meu com o coração despedaçado, hoje gozo de uma paz inalterável (...)
Agora escrevo-lhe de minha celinha que, embora seja bastante pobre, não a trocaria por nehum aposento dos mais ricos do mundo. Sinto-me feliz em meio de tanta pobreza, porque tenho a Deus e só Ele me basta.
Não imaginam todos os erros que cometo a cada passo, e minha irmãzinha noviça tem a grande caridade de guiar-me. Passo apuros colossais para andar com tamancos. Tenho tetações deriso vendo-me tão desajeitada"
"Que felicidade! Como me sinto ditosa em sacrificar tudo por Deus!"
"Assim passamos avida, irmâzinha querida, orando, trabalhando e rindo. Oxalá tenhas, algum dia, a dita de te encontrares nesye ceuzinho antecipado. Deus é amor e alegria, e ele no-la comunica"

Eis como aperitivo alguns pensamentos desta santinha tão peculiar e cativante. Convidamos os nosso leitores a lerem mais a cerca dela. Não devemos confundí-la com Teresinha do Menino Jesus, que nasceu na França e ingressou no Carmelo de Lisieux.

Nenhum comentário: