English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

APRESENTAÇÃO DO SENHOR NO TEMPLO


Image result for apresentação do senhor no temploHá 40 dias atrás celebrávamos o Natal. Seguindo a tradição, Maria deveria ser purificada de acordo com lei de Moisés, e o primogênito, consagrado ao Senhor. “Os pais ao templo levam Cristo, no templo o Templo se oferece. E quem a lei nada devia, à lei dos homens obedece!”
Bela como todas as passagens do Evangelho, a Liturgia do dia 2 de fevereiro focaliza o resgate do Menino Jesus e a Purificação de Nossa Senhora. Esses dois atos se passam dentro da casa do Senhor, o Templo de Jerusalém. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso..  É bem o elogio e a essência correspondentes a um homem santo.…e esperava a consolação do povo de Israel.
É muito adequado o comentário de Santo Ambrósio a esse respeito. Simeão não procurava a graça só para si; ele a queria para todo o povo. Compreendia, portanto, dessa forma como é mais importante a graça para a coletividade do que para uma só pessoa. Era um homem de grande fé. Acreditava nas promessas de Deus. De grande discernimento, pois sabia ser a libertação do pecado e o consolo do povo. O Espírito Santo estava com ele… aqui, São Lucas destaca que se trata de um verdadeiro profeta, conforme melhor transparecerá mais adiante, na promessa recebida e no fato de ter sido guiado ao encontro com Jesus e Maria.…e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. A promessa de ver a Cristo Jesus também nos foi feita. Para tal acontecer, é necessário imitar Simeão, ser justo, temer a Deus e esperar contra toda a esperança. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo.  Tratava-se de uma alma que se deixava conduzir pelo Espírito.

Image result for apresentação do senhor no temploQuando os pais trouxeram o Menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava. Não nos esqueçamos de que o esposo era senhor e dono de todo fruto de sua mulher. Jesus pertencia a José, e, assim, este era mais que um pai adotivo… Simeão tomou o Menino nos braços… São Beda assim se expressa sobre esta passagem: “Aquele homem recebeu o Menino Jesus em seus braços, porém, nós ainda recebemos mais do que Simeão, pois, na hora da Comunhão, nossa união com Cristo é muito mais íntima.
Que Simeão nos obtenha a graça de comungar diariamente como ele mesmo teria gostado de fazê-lo.…e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz;  porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos…”Mais uma vez transparece, por suas próprias palavras, a fidelidade desse homem santo. Certamente suas forças estiveram para abandoná-lo várias vezes. Quais não devem ter sido suas súplicas a Deus para que não falhasse em sua divina promessa? Quantas vezes não terá sido provado: “Será que agora morrerei sem ter visto o Messias?” E nós? Não O vimos, nem O vemos, mas, na Eucaristia, podemos unir-nos a Ele mais intimamente do que Simeão. Que felicidade a nossa!“…luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. Sim, as outras nações não haviam recebido a Revelação. A glória cabia ao povo judeu; aos demais devia ser concedido o conhecimento da chegada do Salvador.

Image result for apresentação do senhor no temploO pai e a Mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito d’Ele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a Mãe de Jesus…Cabia-lhe abençoar, pois era da raça de Levi, sacerdote, portanto. É à Corredentora que ele se dirige. Este Menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição”.  Mas quão terríveis soam aquelas outras palavras: ‘Este Menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento!’. “Contradizem-No os judeus e gentios, e, o que é mais grave, os cristãos que, professando interiormente o Salvador, desmentem- No com suas ações”. “Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”. “Quanto a Ti, uma espada Te traspassará a alma”.
Maria é Corredentora do gênero humano. Essa profecia de Simeão, Ela já a conhecia. Mais ainda, estaria gravada em seu espírito até a ressurreição de Jesus.

Image result for apresentação do senhor no temploEla é a Rainha dos Mártires e, desde a Anunciação, sofreria com Cristo, por Cristo e em Cristo.  Nós somos convidados neste trecho do Evangelho a aceitar às dores que nos forem permitidas pela Providência.
Tenhamos amor às cruzes que nos cabem, unindo-nos a Jesus e a Maria nessa grandiosa cena da Apresentação.
(Fonte: Pequeninos do Senhor)

Nenhum comentário: