English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Intenção Missionária de Novembro

Missão Continental

Para que a Missão Continental tenha como fruto o envio de missionários
 da América Latina para outras Igrejas.



Fr. Ciro García, ocd

A Missão Continental foi um dos assuntos mais destacados da 5ª Assembleia da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (CELAM), que teve lugar na cidade de Aparecida em maio de 2007. Os bispos fizeram um balanço da vida de fé no continente e discerniram como vontade de Deus para eles e suas dioceses a realização de uma grande Missão Continental
Estas foram suas palavras: “Se abre passo um novo período da história com desafios e exigências, caracterizado pelo desconcerto  generalizado que se propaga por novas turbulências sociais e políticas, pela difusão de uma cultura alheia e hostil à tradição cristã, pela emergência de variadas ofertas religiosas… A Igreja está chamada a repensar e relançar sua missão em novas circunstancias. Não pode fechar-se. Se trata de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho, desde um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo que suscite discípulos missionários
Isto depende de homens e mulheres novos que encarnem dita tradição e novidade. Não resistiria uma fé católica reduzida a bagagem, a elenco de normas e proibições, a práticas de devoção fragmentadas, e adesões parciais das verdades da fé, a uma participação ocasional nos sacramentos, à repetição de princípios doutrinais, a moralismos que não convertam a vida… Nos encontramos perante o desafio de revitalizar nosso modo de ser católico… para que a fé cristã enraíze mais profundamente no coração das pessoas e dos povos… isto requer uma evangelização muito mais missionária”. (cf. Aparecida, 1-13).
O Congresso Missionário Latino-americano, realizado em Quito (Equador) em 2008, foi o lançamento oficial da Missão Continental. Se reafirmou a questão apresentada em Aparecida: “No processo de formação de discípulos missionários, destacamos os aspectos fundamentais que se compenetram e alimentam entre si: a) o encontro com Jesus Cristo… b) a conversão… c) o discipulado…d) a comunidade… e) a missão…” (Aparecida, 278).
Tem passado seis anos de este grande acontecimento da Igreja da América Latina. E novamente sua mensagem tem ressoado com força na incipiente visita do Papa Francisco ao Brasil com motivo da XXVIII Jornada Mundial da juventude. Não se há de esquecer que o responsável principal da redação do documento de Aparecida foi precisamente o então cardeal Bergoglio e agora Papa Francisco. De ali que suas ideias sobre a missão continental aflorem constantemente em seus discursos.
Recolhemos algumas. Em sua visita precisamente ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida convidava todos a viver com alegria para contagiar a fé em Cristo: “O cristão no pode ser pessimista… Se estamos verdadeiramente apaixonados por Cristo e sentimos quanto nos ama, nosso coração se “inflamará” de tanta alegria que contagiará a quantos vivem em nosso entorno”.
Em sua homilia aos bispos, sacerdotes e religiosos lembrava a necessidade de viver unidos a Cristo para que nossa missão seja fecunda: “ É precisamente a “vida em Cristo” que garante nossa eficácia apostólica e a fecundidade de nosso serviço… Não é a criatividade, por mais pastoral que seja, não são os encontros ou planejamentos os que asseguram os fruto, embora ajudem e muito, senão o que assegura os frutos é ser fiéis a Jesus, que nos diz com insistência: “Permaneçam em mim, como eu permaneço em vocês” (Jo. 15, 4). E sabemos muito bem o que isso significa: contemplá-lo, adorá-lo e abraçá-lo em nosso encontro quotidiano com Ele na Eucaristia, em nossa vida de oração, em nossos momentos de adoração e também reconhecê-lo presente e abraçá-lo nas pessoas mais necessitadas”.
Finalmente, na vigília de oração com os jovens, os convidava a ser discípulos missionários escutando a Palavra de Cristo: “Deixem que Cristo e sua Palavra entrem em suas vidas, deixem entrar a semente da Palavra de Deus, deixem que germine, deixem que cresça. Deus faz tudo, mas vocês deixem-no fazer, deixem que Ele trabalhe nesse crescimento. Convidava-os também a serem pedras vivas para construir a Igreja e criar um mundo novo: “Construam um mundo melhor. Um mundo de irmãos, um mundo de justiça, de amor, de paz, de fraternidade, de solidariedade”.

À luz destes textos, aparecem os aspectos característicos da Missão Continental, que compreende não somente o continente da América Latina senão a Igreja Universal. Por isso a intenção missionária papal deste mês convida os cristãos a orar e a comprometer-se com esta missão.

Nenhum comentário: