O tempo da quaresma nos lembra um tempo voltado para rever a vida, olhar para o coração e perceber quais são as realidades que estão sendo necessitadas de transformação. Quaresma: nos vem à mente um tempo de conversão e mudança de vida, tempo de jejum e abstinência.
Mas o que é realmente jejum? Qual seu valor em um tempo em que busca –se fazer aquilo que é melhor e mais rápido, onde o prazer e a satisfação pessoal estão em vigor na sociedade através das propagandas, da tecnologia e da própria inclinação pessoal?
Quando pensamos em jejum logo nos vem á mente o não comer ou abster-se daquilo que mais se gosta. Jejum vai muito além de uma restrição de comida. É uma preparação para fortalecer nossa vontade para termos coragem de mudar aquilo que em nós não condiz com o Evangelho.
Para que o jejum tenha o seu valor oblativo é preciso ter uma motivação para a qual se está abstendo de algo bom. Jejuar nos faz solidários com aqueles que não tem muitas vezes o que comer ou a fome é sua companheira constante.
Poderia se dizer que uma pessoa que jejua é uma pessoa eucarística. Ela dá seu corpo, seu sangue, sua vitalidade para que outros tenham vida, como disse o próprio Cristo. “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate em favor de muitos”. (Mt 20,28).
Santa Teresa nos diz no seu livro Caminho de Perfeição (4,2): “A nossa primeira regra diz que oremos sem cessar. Por isso façamo-lo com todo o cuidado possível, que é o mais importante, não deixando de cumprir os jejuns e disciplinas, bem como o silêncio requerido pela Ordem, porque já sabeis que para que a oração seja verdadeira, devemos recorrer a isso, pois prazeres e a oração são incompatíveis”.
Jejum, portanto é uma disciplina no nosso modo de viver que nos lança para uma transformação do nosso ser.
Em palavras concretas colocaria a mensagem de um slide:
Jejuar é abster-se de julgar os outros, descobrindo Jesus que mora neles.
Jejuar é abster-se de palavras ofensivas e encher-se de frases e pensamentos de elogios.
Jejuar é abster-se do descontentamento e encher-se de sentimentos de gratidão.
Jejuar é abster-se de sentimentos de raiva e encher-se de mansidão e paciência.
Jejuar é abster-se do pessimismo e encher-se de confiança no Senhor.
Jejuar é abster-se de queixar-se de tudo e encher-se da beleza da criação.
Jejuar é abster-se da amargura e tristeza e encher-se de alegria o seu coração.
Jejuar é abster-se de sentimentos de rancor e encher-se de atitudes de reconciliação.
Jejuar é abster-se de palavras vazias e inúteis e encher-se de silêncio e escuta da Palavra de Deus.
Que este tempo da quaresma nos leve a uma verdadeira transformação e renovação de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário