
Como podemos viver hoje nosso carisma de carmelitas teresianas? O primeiro passo é sentir-se chamada por Deus para vivê-lo. O segundo passo é conhecê-lo, o que já fizemos. O terceiro passo é, conhecendo o carisma teresiano, reconhecê-lo em nós, na nossa vida, na nossa história, fazendo uma releitura teológica das vivências, experiências, acontecimentos de nossa vida. Assim como não podemos separar o carisma de Teresa da sua história, assim não podemos separar o carisma de nossa história hoje. Cada carmelita é chamada a discernir na sua história as intervenções de Deus chamando-a e preparando-a para viver o carisma teresiano e, isto sem deixar de reconhecer o carisma próprio, pessoal. Reconhecidos os carismas: teresiano e próprio pode-se passar a questão: “Como viver o carisma hoje”.
Comecemos falando de duas coisas essenciais para viver hoje o carisma teresiano incluindo também o próprio: mística e ascética. O carisma parte da mística (ação gratuita de Deus) e se desdobra na ascética (compromisso e resposta pessoal ao dom recebido de Deus). A mística nos faz percorrer toda nossa história, a trama de todas as iluminações divinas que fomos recebendo, os meios, os lugares, as pessoas e os acontecimentos. Nada é por acaso, mas é preciso ser leitora atenta da intervenção de Deus na sua vida.

COMO VIVER O CARISMA HOJE
Meus pais, irmãos, parentes, comunidade, escola, lazer, amigos, tudo pode ser palavra de Deus para mim. É preciso ter os olhos certos para ver Deus falando em meio aos acontecimentos. A ascética é a resposta coerente que damos à graça de Deus em nossa vida. Discernido isto, falemos agora do Carmelo hoje. O Carisma do Carmelo fundado por Santa Teresa é uma mesa repleta dos mais finos e requintados manjares, mas como trazê-lo para a nossa realidade? É o caminho inverso, não precisamos trazer o carisma para a realidade, mas a realidade ao Carisma. É tudo tão simples e tudo tão pleno de Deus. Tudo começa com o despertar de um novo dia para viver.

Carisma tem a ver com minha disposição interior ao receber um novo dia. Cada irmã poderia agora descrever tão somente o despertar e teríamos tantas experiências carismáticas, tantas quantas irmãs forem relatá-las. O hoje de cada irmã tão lindo e repleto de Deus começou passo a passo em sua história pessoal. Agora é uma experiência mística e ascética repleta de todas as forças que movem o dia a dia de uma carmelita. Tudo parece tão simples, mas tudo está grávido de Deus. É tão simples e tão grandioso.
Irmã Rejane Maria do Amor Divino, OCD