English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


quinta-feira, 19 de março de 2009

A Atualidade do Carisma Carmelitano III

Carisma
O que é um carisma?
“O termo carisma é vocábulo procedente da raiz grega char e se refere ao objeto e resultado da graça divina (charis): algo que produz bem-estar, um dom outorgado por Deus aos crentes de qualquer ordem ou grau” (Dicionário Teológico da Vida Consagrada, pág. 89).
O dicionário Aurélio define carisma como dom, força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa. “O carisma é um dom do Espírito Santo. O vocábulo carisma equivale etimologicamente à palavra graça. Significa um favor gratuito. Designa especificamente um dom concedido pelo Espírito Santo a um cristão para enriquecimento da Igreja” (Severino Alonso, A Vida Consagrada).
Carisma é um dom concedido gratuitamente por Deus para ser colocado a serviço da comunidade de fé que é a Igreja, que tem por missão ser sinal e instrumento da salvação de todos os homens e mulheres. Em outras palavras, carisma é um presente, mas não alheio à pessoa agraciada. Toda ela se torna dom, presente, graça para os outros. Tudo nela se harmoniza com o dom que recebeu de Deus. Tudo em si é colocado e investido em desenvolver e realizar o dom recebido: inteligência, vontade, memória, corpo, alma, espírito. Tudo contribui para que a pessoa possa ser verdadeiramente este dom para a comunidade, a Igreja a serviço dos homens e mulheres.
Carisma é um dom do Espírito Santo concedido a uma pessoa para despertar o carisma também em outras, mas cada pessoa recebe um carisma particular, porque Deus tem uma mensagem a transmitir através de cada um de seus filhos e filhas. O carisma surge na história e para dentro da história. Por que surge o carisma? Por que na história surgiu nova necessidade de serviço e empenho das pessoas. Sempre que há uma lacuna na Igreja ou na sociedade o Espírito Santo suscita novo carisma para que responda positivamente a esta realidade fragilizada. Há carismas que permanecem ao longo da história, porque sua missão é perene e sempre atual. Outros, cumprida sua missão ficam na história como exemplos de como se como se deve acolher o dom de Deus. Um fenômeno carismático dentro da Igreja, talvez seja o maior, é o da Vida Consagrada, presente já nos primeiros séculos do Cristianismo. O carisma de cada instituto surge com uma ou duas pessoas líderes que logo se desdobra em seus discípulos. “O carisma mesmo dos Fundadores se revela como uma experiência do Espírito (cf. Ev. Test. n. 11) transmitido aos próprios discípulos para ser por eles vivida, guardada, aprofundada e desenvolvida constantemente em sintonia com o Corpo de Cristo em crescimento perene” (Mutuae Relationes n. 11). Aí temos a riqueza da Vida Consagrada, tantos rostos quantos o Espírito Santo concede ter, rostos inspirados no rosto de Jesus Cristo apresentado pelo Evangelho. Hoje a Vida Consagrada passa por um momento de discernimento dos caminhos por onde Deus quer que andemos. O que quer o Espírito Santo hoje da Vida Consagrada? É preciso escutar seus novos apelos na realidade de hoje. Talvez tenhamo-nos afastado do caminho originário de cada carisma, ou talvez não consigamos dizer de forma nova nosso carisma original para dentro da realidade com que nos interpela. Todos os institutos convocados pelo Concílio Vaticano II tentaram e ainda estão tentando voltar à experiência fundante, à sua história, e ver com clareza seu carisma fundacional para saber que resposta devemos dar hoje. É o que tentaremos fazer com o Carisma Carmelitano-Teresiano.

Ir. Rejane Maria do Amor Divino, ocd.

Nenhum comentário: