English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


domingo, 2 de novembro de 2008

Nossa Comunidade





A Continuação explicaremos as atividades que realizamos dentro da comunidade











Para muitos, a vida dentro do Carmelo é um mistério. Se vista com olhos despojados de trascendência pode parecer até rotineira, monôtona.



Mas na realidade, nossa vida é muito simples, carregada de sentido. Nós procuramos tudo fazer unidas a Deus. Não nos isolamos das pessoas que vivem além das grades, ao contrário, permanecemos unidas a elas em Deus.











Nossa missão é rezar. Rezamos por todos: pelos que riem, pelos que choram, pelos que trabalham para Deus, pelos que se esquecem d'Ele, pelas famílias...






Mas não passamos todo o dia de joelho; temos duas horas específicas de oração pessoal, "trato de amizade com Deus", durante diversas horas do dia o encontro comunitário no coro para rezarmos a Liturgia das Horas, constituida por: Laudes, as horas chamadas menores (tércia, sexta e noa), Vésperas, Ofício das Leituras e Completas, a Celebração Eucarística diária e uma hora de Leitura espiritual.








Para podermos viver melhor a nossa vida de oração nós vivemos em CLAUSURA. A clausura, longe de ser um afastamento do mundo porque este seja mau, é o espaço fisico, mas também espiritual, que nos proporciona a organização necessária para não irmos atrás de pequenas distrações que impedem o recolhimento em que nosso estilo de vida se baseia.








Nós também trabalhamos, pois precisamos nos sustentar. Nos ocupamos da confecção de hóstias, Escapulários, pinturas em toalhas, telas, restauração de imagens, costura de paramentos litúrgicos e demais artesanatos.








Verdadeiramente humana, S. Teresa instituiu duas horas diárias de recreação, momentos nos quais as monjas podemos encontrar-nos para conversar (ja que procuramos viver em silêncio durante o dia), nos conhecermos mais umas às outras, para alimentar a vida fraterna tão necessária para que a paz reine dentro de nossas casas.








Temos também um periodo de formação. Ao entrar as jovens são introduzidas aos poucos dentro do espírito do Carmelo. Este período de formação está constituído pelo POSTULANTADO (após uma experiência de 3 meses as jovens que desejem ser carmelitas iniciam um ano de conhecimento mais a fundo do Carmelo e discernindo a sua própria vocação). O Noviciado, recebendo o Hábito as jovens continuam dentro do processo específicamente formativo com mais responsabilidades dentro da comunidade, depois de dois anos de Noviciado as jovens fazem a Primeira Profissão dos votos, que serão renovados anualmente por um mínimo de 3 anos.








Após estes períodos, contando com a aceitação da comunidade e a própria a noviça poderá fazer a Profissão Solene (definitiva) dos votos.




































































































































































































































Nenhum comentário: