English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

CAMINHO DA SANTIDADE EM ELISABETE DA TRINDADE

A vivência da compaixão é o louvor vivo à graça de Deus
Image result for santa elisabete da trindadeNos registros do 5° dia (§ 13) do Último Retiro (UR), retomando o tema do caminho para a santidade, Elisabete escreve que o discípulo de Jesus Cristo "deve estar decidido a comungar efetivamente na paixão do seu mestre", a gloriar-se na sua cruz (cf. Gl 6,14), estar disposto a ser com ele pregado na cruz (cf. Gl 2,19), a completar em seu próprio corpo o que falta à cruz de Cristo (cf. Cl 1,24). É neste contexto que Elisabete cita Ef 1,6 e destaca que o objetivo da nossa eleição por Deus em Jesus Cristo é sermos "o louvor de sua graça". O discípulo será o louvor da graça que ele derramou abundantemente sobre os fiéis na medida em que acompanha Cristo no caminho do Calvário: crucificado, aniquilado e humilhado, e, ao mesmo tempo, calmo, forte e majestoso.
A glória da graça de Deus é sua proximidade compassiva e solidária com todos os sofredores e se expressa eloquentemente na cruz. Na proximidade solidária, compassiva, consoladora e serviçal em favor da pessoa humana concreta, especialmente aos oprimidos e abandonados o/a discípulo/a de Cristo será o louvor da graça de Deus.
Image result for santa elisabete da trindadeNos registros relativos ao 11° dia (§ 28), Isabel continua desenvolvendo o tema da santificação na verdade, relacionando-o agora com a atenção à Palavra de Deus, à sua santa vontade. Para ela, é guardando a Palavra, permanecendo nela, vivendo-a concretamente como relação de amor, que o discípulo de Jesus Cristo acaba se transformando na habitação da própria Trindade divina e, com isso, tornando-se semelhante a Deus.
Neste contexto, Elisabete insere o mandamento de ser perfeito como Deus Pai é perfeito e o relaciona com a autonomia da vontade. Enfatizando que Deus age em acordo com sua vontade, Isabel entende que o caminho para a santidade passa pela vontade pessoal e firme do discípulo, no sentido de que é preciso submeter à ela as primeiras impressões e aquilo que ela chama de "movimentos da natureza" (tendências e interesses primários). Para que a liberdade do discípulo seja realmente livre é preciso que se identifique com a vontade de Deus, que se deixe orientar pelo Espírito de Deus.
Image result for santa elisabete da trindadeNas anotações relativas ao 13° dia (§ 32), Elisabete faz referência ao "projeto" de Deus, que é "levar a história à sua plenitude, reunindo o universo inteiro em Cristo" (Ef 1,10). Desejando realizar pessoalmente esse projeto divino, ela encontra na carta de Paulo aos Colossenses um itinerário: "Já que vocês aceitaram Jesus Cristo como Senhor, vivam como cristãos: enraizados nele, vocês se edificam sobre ele e se apoiam na fé que lhes foi ensinada, transbordando em ação de graças" (Cl 2,6-7). Elisabete traduz o conselho para feminino, aplicando-o a si mesma, e escreve "crescendo em ação de graças" ao invés de "transbordando". São muito evocativas as metáforas da raiz, do fundamento e do apoio.
No 14° dia (§ 36), Elisabete cita por inteiro o texto de Fl 3,8-14, omitindo o v. 11 ("a fim de alcançar, se possível, a ressurreição dos mortos"). Trata-se da experiência de, por causa do conhecimento de Cristo e da comunhão na sua paixão, considerar tudo o mais como lixo, esquecer o que é passado e lançar-se para a frente, chamada e conquistada por Cristo. E aqui Elisabete traz presente outra vez o tema da eleição e do chamado a ser santa e sem defeito (Ef 1,4) e do projeto divino de ser o louvor de sua glória. Isso tudo se realiza na medida em que Cristo vive no discípulo, na medida em que são transformados em Cristo e agem em base ao amor.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: