O Verbo assumiu nossa natureza no seio de Maria
O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão,
como diz o Apóstolo. Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos (Hb
2,16-17) e assumir um corpo semelhante ao nosso. Eis por que Maria está
verdadeiramente presente neste mistério; foi dela que o Verbo assumiu, como
próprio, aquele corpo que havia de oferecer por nós. A Sagrada Escritura,
recordando este nascimento, diz: Envolveu-o em panos (Lc 2,7);
proclama felizes os seios que o amamentaram e fala também do sacrifício
oferecido pelo nascimento deste Primogênito. O anjo Gabriel, com prudência e
sabedoria, já o anunciaram a Maria; não lhe disse simplesmente: aquele que
nascer em ti, para não se julgar que se tratava de um corpo extrínseco nela
introduzido; mas: de ti (cf. Lc 1, 35Vulg.), para se acreditar que o
fruto desta concepção procedia realmente de Maria.
Assim foi que o Verbo, recebendo nossa natureza humana e
oferecendo-a em sacrifício, assumiu-a em sua totalidade, para nos revestir
depois de sua natureza divina, segundo as palavras do Apóstolo: É preciso
que este ser corruptível se vista de incorruptibilidade; é preciso que este ser
mortal se vista de imortalidade (1Cor 15,53).
Estas coisas não se realizaram de maneira fictícia, como
julgam alguns, o que é inadmissível! Nosso Salvador fez-se verdadeiro homem,
alcançando assim a salvação do homem na sua totalidade. Nossa salvação não é
absolutamente algo de fictício, nem limitado só ao corpo; mas realmente a
salvação do homem todo, corpo e alma, foi realizada pelo Verbo de Deus.
A natureza que ele recebeu de Maria era uma natureza humana,
segundo as divinas Escrituras, e o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro.
Digo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso. Maria é portanto nossa
irmã, pois todos somos descendentes de Adão.
As palavras de João: O Verbo se fez carne (Jo
1,14) têm o mesmo sentido que se pode atribuir a uma expressão semelhante de
Paulo: O Cristo fez-se maldição por nós (cf. Gl 3,13). Pois da intima
e estreita união com o Verbo, resultou para o corpo humano em engrandecimento
sem par: de mortal tornou-se imortal; sendo animal, tornou-se espiritual;
terreno, transpôs as portas do céu.
Contudo, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio da
Maria, a Trindade continua sendo a mesma Trindade, sem aumento nem diminuição.
É sempre perfeita, e na Trindade reconhecemos uma só Divindade; assim, a Igreja
proclama um único Deus no Pai e no Verbo.
Fonte: liturgia das horas Das Cartas de Santo Atanásio, bispo
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