SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA
A COMUNHÃO DOS BENS NA COMUNIDADE
A PALAVRA DE DEUS DESTE DIA
“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: ‘A paz esteja convosco’” (Jo 20,19).
SALMO DO DIA
Daí graças ao Senhor, porque ele é bom;
Eterna é a sua misericórdia!
A casa de Israel agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Aarão agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
Os que temem o Senhor agora o digam:
“Eterna é a sua misericórdia!”
A mão direita do Senhor fez maravilhas,
A mão direita do Senhor me levantou,
A mão direita do Senhor fez maravilhas!
Não morrerei, mas ao contrário, viverei
Para cantar as grandes obras do Senhor!
O Senhor severamente me provou,
Mas não me abandonou às mãos da morte.
A pedra que os pedreiros rejeitaram
Tornou-se agora a pedra angular.
Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
Este é o dia que o Senhor fez para nós,
Alegremo-nos e nele exultemos!
ORANDO COM A PALAVRA
Senhor, queremos ser como as primeiras comunidades cristãs, que eram um só coração e uma só alma, que compartilhavam entre si os bens que possuíam, pondo tudo em comum. Ajuda-nos a redescobrir o valor da comunidade. Liberta-nos de nosso individualismo, onde cada um só pensa em si. Faze-nos testemunhas de tua ressurreição. Dá-nos como aos teus discípulos e discípulas a fazermos a experiência de que Tu estás vivo. Faze-nos dizer com Maria Madalena: “Eu vi o Senhor!” Que possamos com São João crer de que Tu és o Cristo, o ungido de Deus, Aquele que o Pai reconheceu suas obras ressuscitando-O dos mortos, fazendo-nos assim nascer de Deus. Que nos amemos uns aos outros amando-Te e guardando os teus mandamentos, pois amar a Deus é observar os seus mandamentos. Dá-nos teu Espírito para vencer todas as propostas de não-vida, opostas ao teu projeto, ao teu Reino de amor. Que possamos acreditar que é na comunidade que se faz a experiência de tua ressurreição. Que não como Tomé exijamos sinais para crer que Tu estás vivo e que possamos dizer com teus discípulos: “Vimos o Senhor!” Dá-nos teu Espírito para perdoarmos os pecados uns dos outros e receber tua paz. Dá-nos a bem-aventurança de crer sem ter visto sinais extraordinários. Dá-nos reconhecer-Te no ordinário da vida, de que Tu és um Deus presente, amigo, companheiro, vivo, que Tués Aquele que é, e que nós somos tua imagem e semelhança, de que Tu estás sempre a nossa procura. Que teu amor nos anteceda e que possamos encontrar-Te nas encruzilhadas da vida. Amém.
ORE COM A PALAVRA DE DEUS E DESCUBRA QUE ELA ESTÁ EM SUA VIDA MEDITANDO OS TEXTOS BÍBLICOS QUE A IGREJA HOJE NOS APRESENTA
PRIMEIRA LEITURA: At 4,32-35 (Atos dos Apóstolos)
SEGUNDA LEITURA: 1Jo 5,1-6 (Primeira carta de São João)
EVANGELHO: Jo 20,19-31 (João)
Leia estes textos, medite-os e reconheça na sua vida a Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário