Com esse lema a Igreja no Brasil tenta nos conscientizar sobre o Tráfico Humano na Campanha da Fraternidade deste ano.
E nossa comunidade contou com a visita de nosso bispo D. Liro Meurer, que numa palestra muito instrutiva veio nos explicar o tema da CF 2014. Com ele analisamos esta atividade criminosa, tendo como referencial o texto base.
D. Liro começou explicando-nos o sentido da Quaresma, "tempo de conversão profunda, recomeço sempre a partir de Cristo, tempo para o encontro com Deus. Quaresma sempre produz a fraternidade como fruto.
Participar da morte e ressurreição de Jesus implica tornar-se sensível, meditar, resolver, assuntos urgentes em nosso tempo. Com esse intuito a Igreja no Brasil fornece a cada ano uma questão a ser aprofundada, uma realidade de morte a ser combatida". "Na análise desta problemática social utilizou o consagrado método VER, JULGAR e AGIR".
"O Tráfico Humano, juntamente com o Tráfico de Drogas e de Armas, é um dos crimes mais rentáveis.
Cristo chamou-nos para a liberdade, esta liberdade deve ser sempre procurada no nível pessoal, social e comunitário".
Lembrou-nos o bispo as palavras do Santo Padre "Somente ofende a dignidade humana quem antes vendeu a sua, em troca de dinheiro, poder e da preciosa dignidade de filhos de Deus".
"As pessoas são exploradas em várias atividades,sendo as principais: trabalho (construção, confecção, serviços agrícolas e domésticos), sexo, adoções ilegais e remoção de órgãos".
"A CF tem como objetivo a conscientização sobre este assunto, abrir denúncias, prevenção e repúdio".
No combate a esta ação criminosa, que fere a dignidade do ser humano, seja das vítimas como a dos que situam-se como simples espectadores por medo, por ignorância, por serem vítimas também da cultura que reina em nossas sociedades, na qual falta a sensibilidade, a dimensão comunitária e social da fé, a Igreja pretende agir concretamente utilizando "a presença da enorme quantidade de fiéis para propagar informações sobre o tráfico humano; trabalhar junto aos adolescentes e jovens fornecendo-lhes instrução sobre direitos humanos; colocar em pauta a questão em lugares públicos, incentivar para que as denuncias sejam feitas, aproveitar datas significativas para divulgar informação".
Muitas coisas poderiam ser ditas a respeito deste crime, pois o tráfico humano é uma problemática social que deveria envolver a todos; contudo, queremos concluir com a pergunta que Deus fez a Caim, após este ter assassinado o seu irmão "Onde está o teu irmão?" (Gn. 4, 9). Nós somos responsáveis uns pelos outros, porque somos irmãos, e não podemos permanecer indiferentes a tudo aquilo que produz a escravidão e morte, pois a vida é sagrada.
Agradecemos de coração a D. Liro pela palestra e visita amiga. Deus o recompense, D. Liro!
Somente no silêncio a pessoa penetra nas profundezas de Deus. Somente no silêncio ela capta grandes relações, sente a dor, a busca, os anseios e a alegria do outro. Se nos afastamos, é para enxergarmos mais longe. Para abranger na totalidade do amor de Deus, o mistério do mundo tão carente de amor e de paz. O mistério dos homens e mulheres, nossos irmãos e irmãs. Especialmente dos excluídos. Nas dificuldades da vida nunca deixe de olhar mais além! No horizonte sempre brilha uma nova luz!
VOCAÇÃO
Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?
do Carmelo?
Páginas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário