English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

VOCAÇÃO

Já pensou alguma vez que você é chamado a se comprometer com o Reino de Deus aqui na terra? Já pensou em comprometer-se com o próximo de algum jeito particular? Já pensou que esse jeito pode ser o
do Carmelo?


sábado, 31 de outubro de 2015

OS SANTOS E A NATUREZA

Santa Teresinha em seu escrito História de uma Alma inicia contando o desejo que tinha de ser santa, mas se via pequena diante de tão grande desafio, mas com a graça de Deus compreendeu que é possível sê-lo: Assim se expressa:
"Jesus aceitou instruir-me a respeito desse mistério, pôs diante dos meus olhos o livro da natureza, e compreendi que todas as flores que Ele criou são belas, que o esplendor da rosa e a alvura do lírio não impedem o perfume da pequena violeta ou a simplicidade encantadora da margaridinha....Compreendi que todas as florzinhas quisessem ser rosas a natureza perderia seu adorno primaveril, os campos não seriam mais salpicados de florzinhas...
Assim o mundo das almas, o jardim de Jesus. Ele quis criar os grandes santos que podem ser comparados aos Lírios e as rosas e criou também santos menores, e estes devem contentar-se em se margaridas ou violentas destinadas a alegrar os olhares de Deus quando os baixa  aos pés, a perfeição consiste em fazer a sua vontade, em ser aquilo que Ele quer que sejamos".
Partilhamos um pouco da natureza revestida de formosura em nossos claustros.

















SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


Image result for todos os santosHoje a festa é de todos os santos e santas. Como poderíamos esquecer que a verdadeira santidade é aquela que se manifesta na vida das pessoas que ousam sair do estreito limite dos seus próprios  interesses e se aproximar solidariamente dos últimos; que vão aos rincões mais distantes para levar a bandeira da paz; que são movidas por uma insaciável sede de justiça; que choram as dores dos povos de todas as cores e provam o fel da violência da perseguição; que transformam a terra pela mansidão...? Celebremos a alegria de participar de uma imensa caravana de homens e mulheres de todas as raças, nações e línguas que nos precedem, nos acompanham e nos seguem.

Image result for todos os santosA festa de todos os santos faz memória dos santos esquecidos, daqueles que não têm um dia especial, nem um nome conhecido, que gastaram a vida no anonimato e cujos milagres não cabem nas estreitas regras canônicas; de gente como Sepé Tiarajú, Padre Cícero, Dom Romero, e Ir. Dorothy; e mesmo de gente que não rezou pelo nosso catecismo, como Lutero, Martin Luther King, Gandhi, Betinho e tantos outros. Nesta festa celebramos a memória daqueles que nos antecederam na fé e cujo testemunho mantém a Igreja no caminho certo, apesar das suas resistências e ambivalências.

Mas a celebração de todos os santos e santas não olha somente para o passado. É oportunidade e provocação para refletir sobre a vocação fundamental de todos os cristãos. É verdade que a santidade é um caminho estreito e uma vocação exigente, mas isso não significa que seja reservada a alguns grupos especiais de cristãos. Há mais de 50 anos o Concílio Vaticano II proclama de forma clara e inequívoca, contra a idéia predominante nas Igrejas, que a santidade não é privilégio dos sacerdotes e religiosos. Muito antes, a história já havia comprovado o que foi proclamado solenemente.

Image result for todos os santosNa passagem do milênio, João Paulo II nos provocava a não contentarmo-nos com pequenas medidas, vôos rasantes e ideais nanicos, e pedia que aspirássemos nada menos e nada mais que à santidade. A vocação que é de todos precisa se transformar em desejo pessoal e em decisões e ações concretas. Como diz São João, nós somos chamados filhos de Deus e já o somos desde agora, mas o desafio é crescer na identificação com Jesus Cristo, gravar no corpo e na mente as marcas de Jesus Cristo. “Seremos semelhantes a ele...” E isso deve ser mais que um simples sentimento.

Jesus Cristo é o verdadeiro e perfeito santo de Deus e, ao mesmo tempo, o caminho para a santidade. Não há santidade à margem do seguimento de Jesus Cristo, mesmo que tal seguimento seja implícito. Trata-se então de refazer o caminho prático trilhado por Jesus: “amar como Jesus amou; sonhar como Jesus sonhou; pensar como Jesus pensou; viver como Jesus viveu; sentir como Jesus sentia...” Este é o caminho para que, no meio ou no fim do dia e no no meio ou no fim da vida, sejamos felizes. O caminho para santidade, percorrido pelo próprio Jesus Cristo, são as bem-aventuranças.
Image result for BEM AVENTURANÇAS

A bela mensagem das bem-aventuranças apresenta os sinais que indicam claramente o caminho da santidade. Jesus não fala de oito grupos específicos de pessoas, mas de oito características daqueles que percorrem este caminho. Esta via sagrada começa com a pobreza e termina com a perseguição, que não representa um obstáculo, pois o Reino de Deus é antes de tudo dos pobres e dos perseguidos. A consolação é para os aflitos, a terra é para os mansos, a saciedade é para os famintos, a misericórdia é para os compassivos, a visão de Deus é para os puros e a filiação divina é para os promotores da paz.

Passa longe do Evangelho uma santidade que se resume em práticas de piedade. Está distante da essência humana uma felicidade baseada no sucesso pessoal, indiferente à sorte dos semelhantes. As pessoas que se vestem de branco e trazem palmas nas mãos são aquelas que vieram da grande tribulação, que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro, que encarnaram o Evangelho no mundo e na própria vida. Felicidade não significa ausência de dificuldades, mas realização plena e profunda do ser humano. Mais que perfeição, santidade é perseverança no amor e no serviço.

Image result for BEM AVENTURANÇAS
Deus pai e mãe, fonte de toda santidade. Dá-nos a graça de permanecer sempre de pé diante do teu Filho, rodeados pela nuvem de testemunhas anônimas oriunda de todas as nações, tribos, raças e línguas. Ajuda-nos a superar a tentação de separar, catalogar e hierarquizar católicos e evangélicos, cristãos e não-cristãos. Fica conosco e caminha à nossa frente, para que estejamos sempre prontos a amar e servir. E que a inexplicável alegria em meio às intermináveis lutas seja nossa arma e nosso triunfo. E então estaremos vivendo em comunhão com aqueles que louvam no céu e na terra. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

 

sábado, 24 de outubro de 2015

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Image result for pe na estradaAvançamos no mês que a Igreja dedica à animação missionária. Irmãos e irmãs extraordinários nos acompanham: Santa Teresinha, São Francisco, Santa Teresa, São Lucas, Santo Inácio de Antioquia... Eles nos estimulam a discernir nossa vocação na Igreja e assumir nossa missão no mundo. Como cristãos, não podemos ficar sentados à beira da estrada. Diante da Palavra de Deus que chama, precisamos levantar com coragem, deixar de lado aquilo que nos amarra, pedir que se abram nossos olhos, e pôr o pé na estrada, a fim de que todas as pessoas sejam reconhecidas em sua dignidade.

Image result for pe na estradaSomos movidos pelo desejo, não importa o nome com o qual o batizamos. O desejo insaciável de plenitude faz com que a pessoa humana se coloque a caminho e com ele se identifique. Apagar este desejo, ou substituí-lo pela rasteira satisfação proporcionada pelo consumo de bens fugazes, equivale a começar a morrer. O ser humano só fica sentado à beira da estrada quando ainda não alcançou sua própria maturidade ou quando tem roubada a sua dignidade. Só quem ousa caminhar para além da situação presente é capaz de recusar uma vida sustentada por migalhas de bem-estar.

Image result for jesus é o caminhoO desejo mobilizador e criador é também o lugar do encontro com Deus. Quem busca Deus fora desta insaciável sede de plenitude acaba encontrando ou fabricando ídolos que só fazem amedrontar os viventes e devorar vidas. É Deus quem nos fez assim, misturando o pó da terra ao sopro divino. E é nessa abertura radical e que nada pode preencher que ele costuma vir ao nosso encontro, acolhendo-a não como sinal de nossos limites, mas como expressão do infinito que nos habita. É também do adorável fundo desta condição de criaturas desejantes que brota a verdadeira oração.

Não esqueçamos que é na oração que revelamos nossos verdadeiros e mais profundos desejos. O que é que andamos pedindo nas orações pessoais e celebrações comunitárias? Dirigimo-nos a Deus como se ele fosse um substituto do falido sistema de saúde, pedindo que não deixe que a doença se hospede em nós ou nos nossos familiares? Confiamos a ele a frágil economia da nossa família e imploramos que dê segurança às nossas poupanças? Talvez cheguemos até a pedir paz, segurança e sucesso à nossa Igreja na concorrência com as demais denominações, que tratamos como concorrentes...
Image result for jesus é o caminho
Pobres desejos esses!... Não passam de necessidades, reais ou fantasiosas, geradas no ventre do medo. Por isso, quando se trata de oração, não é suficiente pedir com insistência: é preciso desejar e pedir com ousadia e corretamente grandes coisas! Venha a nós o vosso Reino! Seja feita a vossa vontade! Renova a face da terra!... O cego Bartimeu, que pede esmolas à margem do caminho, começa pedindo compaixão àquele que carrega nas próprias entranhas as esperanças dos pequenos. Antes de manifestar propriamente um desejo, expressa sua própria condição de dor e alienação.

Apesar da contrariedade dos que o circundam e seguem, Jesus pára e se dirige ao cego e mendigo: “O que você quer que eu faça por você?” Encorajado pelos discípulos, Bartimeu balbucia um pedido que vem do fundo da condição humana, que espanta todos os medos e exorciza as limitações: “Mestre, eu quero ver de novo!” Neste pedido, ele resume todas as suas necessidades e desejos: ver claramente as coisas, avaliar com retidão os acontecimentos, vislumbrar o Reino de Deus chegando como graça, reconhecer a presença de Deus nos pequenos e grandes gestos de serviço solidário...

Image result for jesus é o caminhoPouco antes, um jovem rico havia voltado atrás, entristecido, porque era refém dos próprios bens (cf. Mc 10,17-22), e os filhos de Zebedeu expressaram seus sonhos de poder. Mas Bartimeu se livra do único meio de sobrevivência que possui e se aproxima de Jesus. E é essa fé ativa e dinâmica que abre seus olhos. “Pode ir, a sua fé curou você!” E ele não volta para casa, como seria de se esperar, mas põe-se a seguir Jesus. É muito diferente do jovem rico, que voltou atrás desiludido, e de João e Tiago, que desejam os primeiros lugares. Os primeiros são os últimos, e os últimos são os primeiros!

Jesus de Nazaré, peregrino no santuário das dores e sonhos humanos! Escuta o grito que brota das entranhas da terra e abre os nossos olhos para podermos reconhecer-te passando por nossos caminhos. Desamarra nossos pés, para que sigamos teus passos. Converte a  tua Igreja, para que ela não ignore os desejos e sonhos que movem a humanidade, e desperta nela novas formas de cooperação missionária. E que ninguém cale em nós o grito desse desejo, mais forte que todas as razões, mais glorioso que todas as luzes, mais vivo que todas as cores, mais nobre que todas as honras. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

JUBILEU DE PRATA DE IR. ELISABETE

 
Neste dia 17 de outubro, nossa Ir. Elisabete celebrou seu
Jubileu de Prata de Vida Consagrada
A celebração Eucarística foi linda,
com a participação de seus familiares, amigos e pessoas da comunidade.
Foi Presidida pelo seu irmão sacerdote Fr. Alceu Filipin e concelebrada
pelo Fr. Anderson e pelo padre Carlos Gribele diocesano.
A Palavra de Deus foi introduzida no início pelo seminarista
Carvalho Wilson natural de Moçambique
dando enfoque ao dia das Missões.
A celebração foi animada pelo grupo de jovens Emaús.
 





 
Ir. Elisabete recebe a capa branca de seus dois imãos pois foram instrumentos
escolhidos por Deus para chama-la para o Carmelo.

 










Ir.. Elisabete renova seus votos de POBREZA, CASTIDADE E ODEDIÊNCIA.
 

 
Recebe a bênção de seu irmão sacerdote

 
Assina no altar a fórmula da renovação.

 
Recebe também a aliança sinal de seu compromisso esponsal com Cristo.


 
Ofertório
 



 
As lembranças de seu Jubileu
 
 
Grupo Emaús



Agradecimento
 

 
Família e grupo Emaús


 
Para iniciar o dia Jubilar
 as irmãs a levaram para a capela cantando o canto
 "Reveste-me Senhor com tua graça, eu quero meu irmão servir melhor,
que teu Espírito em mim se faça, que eu possa caminhar no teu amor".
Depois das Laudes o lindo encontro para o café da manhã
lindas surpresas e enfeites por toda a casa e presentes demonstrando muito carinho.
A capela lindamente decorada em azul e branco.
Tudo motivos de louvor e ação de graças.