Jesus se oferece como alimento que desce continuamente
do céu e assume a carnalidade das dores e dos sonhos humanos. Ele não diz que é
o pão que desceu do céu (tempo
passado), mas o pão que desce
permanentemente do céu (tempo presente). “Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo
6,33). Tanto o verbo “descer” como o verbo “dar” estão no tempo presente e
referidos à missão libertadora de Jesus. No horizonte do evangelho segundo
João, “descer” é uma metáfora que aponta para a diminuição social, um aspecto central
na vida de Jesus e de quem o segue.
O alimento que faz a diferença e que supera tanto o
maná como a simples distribuição assistencialista de comida é a humanidade
compassiva de Jesus. O que ele discute no evangelho de hoje não é sua origem
divina ou humana, mas a nossa resistência em aceitar sua encarnação redentora. Assim,
a fé em Jesus Cristo e a adesão ao dinamismo eucarístico não são propriamente
uma subida a Deus, mas uma descida solidária ao encontro do humano. A comunhão
com as dores e alegrias, tristezas e angústias dos homens e mulheres do nosso
tempo é o únco caminho que pode nos levar a Deus.
Jesus recorre aos profetas para enfatizar que é isso
que precisamos aprender, que esta é a lição fundamental de Deus. Dizendo que
todos serão discípulos de Deus, Jesus evita os estreitamentos ideologicos,
étnicos ou eclesiásticos, e afirma a universalidade do caminho da vida. Quem
cuida da vida dos outros está no caminho da vida eterna, e quem não aceita e
não se engaja nessa missão não é discípulo de Deus, se fecha à sua voz. De
novo, a questão não é simplesmente crer ou não na presença real de Cristo no
pão eucarístico, mas escutar a Palavra que nos diz mediante sua contínua
descida.
Nesta catequese, Jesus também opõe a força de vida da
sua descida, da humana compaixão, à insuficiência do maná. Ele lembra que o
povo hebreu comeu do maná mas experimentou o malogro na realização do sonho de
uma terra livre e sem males. E isso não ocorreu por causa da qualidade do maná,
mas da atitude do povo, da sua incapacidade de ouvir e obedecer a Deus. Aqui está
a novidade de Jesus Cristo: somente quem ouve sua Palavra e crê nele, quem se
faz seu discípulo e se alimenta da sua humanidade, chega à meta da travessia e
alcança a terra desejada e prometida.
Resumindo: não podemos reduzir o discurso de Jesus
sobre o pão vivo e verdadeiro à questão da sua presença real nas espécies do
pão e do vinho, pois isso significaria empobrecer gravemente seu Evangelho. O
que está em jogo não é o sacramento da eucaristia mas a irrecusável humanidade
de Deus. Jesus nos convida a entrar na escola do discipulado e oferece sua
Palavra como alimento para o longo caminho que nos espera. Paulo diz que
chegaremos à meta deste caminho quando formos bons e compassivos uns cons os
outros, quando conseguirmos viver o amor e o dom recíprocos, a exemplo de
Jesus, “que nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós”.
Jesus amado, te
agradecemos porque nos revelas que Deus é um pai com coração de mãe e te
ofereces a nós como pão que desce e alimenta nossos sonhos e nos sustentas na
luta para realizá-los. Aprendemos contigo – e com pessoas grandes e generosas
como Frei Tito de Alencar Lima (+10.08.1974), Margarida
Alves (+12.08.1983) e Pe. Alfredinho Kunz (+12.08.2000) – que é sendo bondosos,
solidários e compassivos uns com os outros que seremos filhos e imitadores de
Deus pai. Alimenta com teu humano corpo e tua Palavra todos os pais, e também
nossos anelos de bem viver. Assim seja! Amém!
Itacir Brassiani msf
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